top of page

Propriedades de agricultura familiar em Mato Grosso do Sul terão energia solar

grupomotaservicos
Propriedades de agricultura familiar em Mato Grosso do Sul terão energia solar

Trata-se da parceria entre o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), a Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer)

Por Cristiane Pinheiro

Especialistas apostam na energia solar como um meio para desenvolver ainda mais a agricultura familiar. Nesse sentido, uma parceria entre o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), a Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, e a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste, permitirá um avanço no alcance da energia fotovoltaica nas propriedades de agricultura familiar em Mato Grosso do Sul.

“Nosso objetivo é que equipes técnicas possam levar aos agricultores familiares e aos demais interessados informações técnicas qualificadas sobre a viabilidade de investir num sistema dessa natureza para fazer frente às atividades que necessitam de energia elétrica numa propriedade rural”, comentou Fernando Nascimento, diretor-executivo da Agraer.

Para ele, o consumo de energia fotovoltaica cada vez mais desperta o interesse no meio rural, devido ao maior uso de energia para geração de energia mecânica para as atividades produtivas, além do custo elevado da energia elétrica distribuída pelas concessionárias. “Estamos certos de que esse treinamento possibilitará aos nossos técnicos os conhecimentos necessários para orientar os produtores a tomarem a melhor decisão quanto investir, ou não, nesse sistema”, afirmou Nascimento.

De acordo com a diretora de Pesquisa, Extensão e Relações Internacionais do IFMS/Campo Grande, Marilyn Aparecida Errobidart de Matos, a parceria proporciona a disseminação de conhecimento. “A capacitação leva conhecimento técnico e tecnológico do IFMS para a Agraer, com recursos do Sudeco, e os técnicos são os multiplicadores para a agricultura familiar.”

Um sistema fotovoltaico possui diversas aplicações em propriedades rurais. Em primeiro lugar, reduz os custos com eletricidade, além de ser a única fonte de energia elétrica em lugares em que a distribuição ainda não chegou. Mesmo se houver, a energia solar oferece maior segurança e estabilidade elétrica.

Além disso, a energia solar pode ser usada diretamente na produção. É possível conservar carne, leite e outros produtos que necessitam refrigeração, por exemplo. Em propriedades agrícolas, é possível utilizar para o bombeamento de água e irrigação da plantação. Além disso, iluminação, comunicação e segurança — através de cercas elétricas, internet ou circuito de câmeras — podem ser implementadas quando se tem energia solar. O governo federal também anunciou aumento de crédito destinado a outros programas, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), que permite um financiamento a juros baixos para projetos de energia fotovoltaica para pequenos produtores.


financiamento-para-energia-solar-bv-2-1.jpg
0 visualização0 comentário

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page