Praia turística de Recife conta com 60 estabelecimento modernos e sustentáveis
Nada mais justo do que quiosques de uma das praias mais visitadas do Brasil, onde o sol está presente na maior parte do ano, aproveitarem a energia solar para a geração de energia. Na praia de Boa Viagem, em Recife, os 60 estabelecimentos ao longo dos oito quilômetros da orla acabam de inaugurar um novo design, incluindo placas fotovoltaicas e contribuindo com o cartão postal da cidade.
A iniciativa é uma cooperação entre a Associação dos Barraqueiros de Coco do Recife – ABCR com empresas privadas, sem custos para a Prefeitura do Recife. O conceito baseia-se em aliar a beleza e modernidade a algo mais sustentável e que tenha sua funcionalidade. Assim, cada quiosque terá sua energia solar e também um balcão acessível.
O tamanho continua o mesmo dos que já estão na orla atualmente; mas cada unidade será gerida e mantida pelo próprio barraqueiro. Além disso contam com material resistente, como itens em concreto PVC, porcelanato, aço inoxidável e madeira, desenvolvidos para resistir aos efeitos da maresia. Cada um também conta com uma área para depósito de lixo.
Além de contribuir com a preservação do meio ambiente, a energia limpa também traz economia de energia barraqueiros de coco que pode chegar até 95%. O sistema de energia solar também tem uma visa útil de mais de 25 anos.
O secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, comemora o momento. “Nós nos reunimos com os quiosqueiros há muito tempo, sempre em busca de uma solução viável para eles e para a cidade. Agora, com esse acordo, o Recife ganhará uma orla ainda mais bonita e os barraqueiros vão ter locais de trabalho mais seguros e com mais conforto para os clientes”, disse.
A presidente da Associação dos Barraqueiros de Coco do Recife (ABCR), Josy Miranda comemora a inauguração. “Vamos ter quiosques bonitos, com as cores da bandeira de Pernambuco. Vamos transformar o principal cartão postal do Recife”, concluiu.
O projeto foi assinado pelo arquiteto recifense Bruno Ferraz, ao lado do historiador Leonardo Dantas. Com participação especial do xilógrafo Severino Borges unindo a história e tradição do Estado, cada quiosque terá uma data histórica da capital pernambucana, e será acompanhado de um poema sobre a temática.
Um “acordo de cooperação” entre a Prefeitura do Recife (PCR) e a Associação dos Barraqueiros de Coco do Recife (ABCR), foi assinado em 23 de julho, dando sinal verde para a requalificação dos 60 quiosques localizados no calçadão das praias de Boa Viagem e do Pina. Segundo a ABCR, as melhorais visam não só causar impacto visual, com uma arquitetura moderna – e cores inspiradas na sombrinha de frevo pernambucana -, como transformar a vida dos trabalhadores dos quiosques, com reforço na segurança e na requalificação profissional, com a parceria do Sebrae e Senac.
Saiba mais sobre: Empresas de energia solar em Recife
Comentários