Com sede na Alemanha, consultoria busca conectar 1 gigawatt em projetos e aposta na expansão da fonte solar no Brasil
Por Andrea Vialli
Com sede em Colônia, na Alemanha e dirigida por uma brasileira, a REA Consult, empresa internacional de consultoria e viabilização de projetos em energia renovável, anunciou, no final de agosto, sua entrada no mercado chinês com o objetivo de conectar projetos de geração limpa na América Latina e Europa com investidores chineses. No Brasil, o objetivo da consultoria é viabilizar 1 gigawatts (GW) em projetos, com ênfase para as fontes solar fotovoltaica e eólica. Para isso, a empresa está buscando contato com empresários brasileiros com projetos ‘ready-to-build’ nessas fontes e que tenham interesse em parcerias com investidores estrangeiros.
De acordo com Rachel Andalaft, CEO da REA Consult, este é o melhor momento para se investir no mercado de energia brasileiro, em razão do atual período de expansão da fonte solar e da possibilidade de abrigar grandes projetos de energia fotovoltaica. “O Brasil permite o desenvolvimento de projetos de geração de 200, 300, até 500 megawatts, um mercado de grandes instalações que já está saturado em outras regiões, com a Europa. Essa capacidade de gerar projetos nessa escala é muito atraente para os investidores”, diz Rachel.
Além de grandes projetos fotovoltaicos, o país tornou-se bastante atraente para investimentos em geração distribuída (GD), que, não à toa, é o segmento que mais cresce no Brasil e soma 3,4 GW de potência instalada. Além da extensão territorial, dos fatores climáticos que proporcionam sol o ano todo em praticamente todos as regiões brasileiras, a questão regulatória (especialmente com a Resolução 482 da Aneel) compõem um cenário propício para a expansão da fonte.
“O Brasil tem uma das regulações mais modernas do mundo em geração distribuída, que tem gerado muitos negócios. Falta destravar alguns aspectos, como os custos muito expostos ao dólar e o pouco acesso ao crédito”, diz Rachel. Segundo ela, grandes empresas chinesas já entraram no mercado brasileiro de energias renováveis por meio de fusões e aquisições, e agora a REA Consult buscará fazer a ponte com chineses que estão com apetite de aportar recursos no país via investimento estrangeiro direto.
O escritório da REA Consult na China será liderado por Jared Chen, que possui 20 anos de experiência no desenvolvimento de projetos de eólicos, solares, biomassa e hidrelétricas para empresas chinesas e multinacionais. A empresa oferecerá aos investidores chineses serviços completos, desde a seleção de projetos, análise de viabilidade, construção de modelo financeiro, estruturação financeira e gestão de transações de investimento em energias renováveis. Também ajudará empresas a atingir metas de desenvolvimento sustentável e abrirá caminho para o mercado brasileiro de energia limpa. Além da China e Alemanha, a empresa também operações no Brasil, em São Paulo, e na República Tcheca.
Veja também: Energia solar para grandes empresas e indústrias
Comments