Lawrence Kazmerski, membro da US National Academy of Engineering e cientista emérito do National Renewable Energy Laboratory (NREL-USA), é um dos maiores especialistas em tecnologia fotovoltaica
O cientista norte-americano Lawrence Kazmerski, membro da US National Academy of Engineering e emérito do National Renewable Energy Laboratory (USA), será uma das grandes personalidades confirmadas no evento “360 Solar: Conectando a Energia Fotovoltaica com o Futuro”, que ocorrerá entre 14 e 15 de maio no Costão do Santinho, em Florianópolis.
Organizado pela ElektSolar, o evento trará novidades sobre as aplicações da energia solar nas tecnologias do futuro, como casa inteligente, veículos elétricos, armazenamento por baterias e redes inteligentes de distribuição de eletricidade.
Lawrence Kazmerski vai falar sobre as tecnologias solares na palestra “As tecnologias solares evolucionárias vão nos levar à transformação 100% de uso de fontes renováveis a tempo? O Caso da Inovação Contínua.”
Além do cientista norte-americano estarão presentes cerca de 20 especialistas brasileiros e estrangeiros. Entre as personalidades internacionais confirmadas destacam-se o projetista Steven Strong, pioneiro no conceito de design integrado de arquitetura e engenharia com aplicações de eletricidade solar fotovoltaica, solar térmica e energia eólica, e da arquiteta Sue Roaf, professora emérita do Heriot Watt, autora de 22 livros sobres projetos sustentáveis, energia solar, conforto térmico e adaptação às mudanças climáticas.
Steven Strong trará três questões à tona: solar em escala residencial, comercial e de usinas, incluindo rastreamento de eixo único e duplo, carregamento de veículo elétrico movido a energia solar e construção da integração de elementos solares na estrutura do edifício para substituir materiais convencionais.
Ele projetou casas e prédios movidos a energia solar, incluindo a Casa Branca, nos Estados Unidos. Seu trabalho destaca-se desde o início de sua trajetória. Em 1984, alimentou um bairro inteiro, incluindo edifícios residenciais e comerciais com energia fotovoltaica, no centro de Massachusetts. Outro feito foi em 1996, quando Steven trabalhou com os arquitetos das aldeias olímpicas para alimentar os Jogos de Verão em Atlanta com eletricidade solar, usando o maior sistema fotovoltaico de telhado. Três anos depois, a revista TIME nomeou Steven “Herói ambiental do planeta”.
Os prêmios não param por aí. Em 2001, a Sociedade Americana de Energia Solar entregou-lhe o Prêmio Charles Greeley Abbot, a maior honra da Sociedade, por uma conquista notável no avanço da energia solar. Em 2003, Steven foi nomeado “Empreendedor Ambiental do Ano” pela Audubon Society.
Por sua vez, Sue Roaf abordará sobre “casa inteligente e a rede inteligente em uma perspectiva histórica – de onde viemos, como o campo evoluiu de casas para comunidades orquestradas e movimentos sociais”.
Além do congresso, o evento também terá uma área de exposições para dezenas de empresas apresentarem produtos, serviços e inovações na área de energia solar.
O CEO da ElektSolar e organizador do evento, Siqueira Neto, destaca as inúmeras aplicações da tecnologia solar fotovoltaica. “Os renomados palestrantes nacionais e internacionais abordarão todo o contexto da revolução energética das renováveis e o seu impacto sobre a infraestrutura elétrica e de moradias. As questões envolvem redes inteligentes, casas inteligentes e mobilidade elétrica, mostrando ao público em geral, de forma a demonstrar como será o futuro”, explica.
Informações do evento: https://360solar.com.br/
Commenti