Com instalação de energia fotovoltaica, família tem economia de R$ 3,8 mil só no primeiro ano
Uma família residente em Guaíba (RS) optou por ter uma casa autossuficiente em energia, com a implantação de painéis fotovoltaicos para a geração de energia solar. Somente no primeiro ano de funcionamento do sistema, a economia foi de 71% na sua conta de luz, o equivalente a R$ 3,8 mil no ano, segundo estimativa da equipe técnica da Elysia, responsável pela realização do projeto e instalação do sistema.
A residência recebeu a instalação de nove painéis solares, com potência de 3,015 kWp e capacidade de gerar 354 kWh/mês, na média anual. Também no primeiro ano de uso, a casa vai deixar de emitir 2.260 kg de CO2 na atmosfera, o que equivale o plantio de 57 árvores.
Com essa inciativa, os moradores não serão afetados pelos constantes reajustes da tarifa energética do País, sendo a quarta tarifa mais cara do mundo, conforme dados da Federação das Indústrias do Rio do Janeiro (Firjan). Além disso, a matriz energética brasileira é dependente do volume de chuvas, o que exige, muitas vezes, o uso de termelétricas, que tem um custo de operação muito alto. A carga tributária que incide sobre a tarifa é uma das maiores do mundo.
De acordo com um dos proprietários da residência, José Dario, a adoção da fonte solar é uma prática sustentável de geração de energia, sem agressão aos recursos naturais do planeta.
“Além de colaborarmos com a preservação do planeta e cuidar das próximas gerações, ficamos mais tranquilos em relação ao nosso próprio consumo, pois sabemos que é de uma origem limpa. Também aumentamos a nossa qualidade de vida ao deixarmos de nos preocupar com o valor da conta de luz”, contou Dario.
Comments