top of page

RGE expande para 14 cidades gaúchas programa de economia na conta de luz

grupomotaservicos

Programa de Eficiência Energética (PEE) da distribuidora contempla o sistema de Geração Distribuída (GD) nas residências de clientes de baixa renda que dependem de UTI Domiciliar

O Programa de Eficiência Energética (PEE) da concessionária RGE, que contempla o sistema de Geração Distribuída (GD) nas residências de clientes de baixa renda que dependem de UTI Domiciliar, expandiu para 14 cidades no Rio Grande do Sul (RS). Com investimento de R$ 536 mil, o programa já atende 48 clientes, entre eles moradores de São Gabriel. A ação tem o objetivo de reduzir os gastos com energia elétrica para famílias enquadradas na Tarifa Social e que tenham uma pessoa acamada em casa.

O kit de painéis fotovoltaicos é instalado nos telhados das residências e gera energia a partir do sol. Com isso, todos os cômodos e equipamentos das casas poderão utilizar energia proveniente da Geração Distribuída. Mais sete clientes receberão o sistema nos próximos meses, composto por cinco placas fotovoltaicas e um inversor em cada unidade.

Outra medida de eficiência energética da RGE é a substituição de lâmpadas menos eficientes pela tecnologia LED nas residências. Ao todo serão 275 lâmpadas instaladas, se somando ao sistema de GD e contribuindo para a redução do consumo de energia elétrica. As lâmpadas de LED, além de serem até 80% mais econômicas que as antigas, duram cerca de três vezes mais horas. Com os 55 sistemas em operação e as lâmpadas em funcionamento, a distribuidora do Grupo CPFL estima que haja uma economia de energia de 125,1 MWh/ano e uma redução na demanda de ponta de 2,27 kW.

O engenheiro de Eficiência Energética da RGE, Cristian Sippel, explica que a distribuidora busca diminuir o valor das contas dessas famílias para que os recursos possam ser destinados à manutenção da UTI Domiciliar, como medicamentos e oxigênio. “Focamos em atender clientes de baixa renda e para possibilitarmos às famílias terem uma conta de energia menor. O sistema de geração distribuída gera energia que é usada exatamente da mesma forma que a energia que chega pelas redes da RGE”, destaca Sippel.

A RGE já mapeou todos os clientes considerados público-alvo que primeiramente receberão visita técnica para avaliar se a residência possui as condições para receber as placas e o inversor, e se a família tem interesse em receber a ação. Clientes que possuam pacientes acamados em casa, de maneira contínua, são cadastrados na RGE como vitais.

Além de São Gabriel, foram contemplados com clientes de Caxias do Sul, Santa Maria, São Pedro do Sul, Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Venâncio Aires, Cachoeira do Sul, Bom Retiro do Sul, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, São Leopoldo e São Sebastião do Caí.

A RGE é responsável por distribuir 65% da energia elétrica consumida no Rio Grande do Sul e atender 2,86 milhões de clientes residenciais, industriais e comerciais em 381 municípios gaúchos. Hoje, é considerada a maior distribuidora da CPFL Energia em extensão territorial e número de cidades atendidas. A área de concessão da companhia, que é resultado do agrupamento das distribuidoras RGE e RGE Sul, realizado em janeiro de 2019, totaliza 189 mil km² de extensão, abrangendo as áreas urbanas e rurais das regiões Metropolitana, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do estado.

O objetivo dos investimentos realizados pela RGE é contribuir para o desenvolvimento socioeconômico de locais de fundamental importância para a economia do estado, que vão desde fortes polos turísticos, agrícolas e pecuários, até grandes centros industriais e comerciais, trazendo mais bem-estar, conforto e infraestrutura para a vida de 7,4 milhões de gaúchos.


quanto-custa-a-energia-solar
1 visualização0 comentário

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page