top of page

Rio Alto realiza leilão de venda de energia solar

grupomotaservicos

No total, serão seis produtos diferentes, todos de energia incentivada 50% submercado Nordeste

A Rio Alto vai promover no dia 16 de outubro, às 14h, um leilão de venda de energia da fonte solar por meio eletrônico. Serão seis produtos diferentes, todos de energia incentivada 50% submercado Nordeste. 

Segundo a empresa, serão lotes de 5 MW médios sendo que o mínimo é de um lote e ponto de entrega no centro de gravidade do NE, sazonalização e flexibilização Flat. O diferencial de cada produto é o período de suprimento variando entre dez anos, 12 e 15 anos a partir de 1 de janeiro de 2023 e a partir de 1 de janeiro de 2024.

A Rio Alto foi a primeira empresa a idealizar e construir uma usina solar independente do País que teve sua primeira parte da operação iniciada em 2018. O complexo solar é composto por dez usinas com capacidade de gerar 300 MWp, gerando 93 MWp em uma área de 300 hectares.

Para viabilização do projeto na época, o Grupo Rio Alto teve como financiadores o Banco do Nordeste e o Banco BTG Pactual, além disso, firmou importantes parcerias com a União Europeia, pioneira em energias renováveis e em soluções contra as mudanças climáticas. Entre as empresas parceiras estão a Nordic Power Partners,uma joint venture entre o IFU (Fundo Soberano da Dinamarca) e a EE (European Energy).

Os outros sete parques com capacidade de 210 MWp já estão totalmente desenvolvidos e prontos para implantação. Até 2040, a estimativa é que a produção de energia solar e eólica vá superar a produção de energia hidrelétrica no Brasil, podendo atingir 40% da matriz energética nacional.

Em julho, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) concedeu à empresa Rio Alto Energia a outorga de 35 anos para implementação e exploração de mais cinco centrais fotovoltaicas sob o regime de produção independente de energia elétrica, totalizando 135 MW de capacidade instalada no município de Coremas, sertão paraibano. 

Desde 2009, a empresa é especialista em desenvolvimento de projetos de energia renovável, comercialização de energia, construção civil e gestão de ativos e produtos estruturados. Parcerias estratégicas com empresas nacionais e internacionais apoiam o desenvolvimento, financiamento e construção de projetos fotovoltaicos para o mercado de geração distribuída, ou projetos oriundos dos leilões de energia.

“O Grupo foi fundado com o objetivo de desenvolver projetos de energia renovável, mas, acima de tudo, pensando no futuro das próximas gerações e em um desenvolvimento sustentável. Tenho orgulho de participar da transformação da cidade de Coremas e contribuir para uma economia mais verde no Brasil”, comenta Rafael Brandão, cofundador do Grupo Rio Alto.

Veja também: Leilão de energia


0 visualização0 comentário

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page