top of page

Robô Vespertílio 01 funciona com energia solar e ajuda produtores rurais

  • grupomotaservicos
  • 5 de jan. de 2021
  • 2 min de leitura
Robô Vespertílio 01 funciona com energia solar e ajuda produtores rurais

Criado com materiais recicláveis, como sucata de motos e automóveis, equipamento auxilia na aragem da terra e no plantio

Por Cristiane Pinheiro

Estudantes do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz, de Cascavel, no Ceará, desenvolveram um robô com materiais recicláveis, como sucata de motos e automóveis, e com sistema de energia solar. Batizado de “Vespertílio 01, o robô semeador para a agricultura familiar pode auxiliar os produtores na aragem da terra e no plantio.

O nome “Vespertílio” foi escolhido porque significa, em latim, morcego, um dos principais animais semeadores. Segundo o estudante Ud Madeiro Pereira, não existe robô agricultor no mercado brasileiro e, também por isso, o maquinário é bem caro. “Desenvolvemos um robô completamente sustentável, porque tem de ser de baixo custo para os agricultores terem acesso”, explicou.

O estudante mora em um sítio afastado da área urbana e acompanha de perto trabalhadores rurais enfrentando altas temperaturas e com desgaste físico para realizarem a aragem e a semeadura, sem encontrar alternativas em maquinários por conta dos altos preços. Diante desse problema, Ud se juntou a duas colegas, Jamilly Félix Lima e Anna Beatriz Santos Fonseca, para desenvolver um robô mecanizado que não só poupa o esforço do agricultor, mas aumenta sua produção a um custo acessível. No sistema é possível definir a quantidade de sementes a serem plantadas e a distância que devem ficar.

O projeto foi reconhecido como o grande vencedor nacional da sétima edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, programa global da Samsung que desafia alunos e professores da rede pública de ensino de todo o país a desenvolverem soluções para problemas locais com experimentação científica e/ou tecnológica por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil, conta que estão orgulhosos por ver como os jovens de Cascavel trouxeram um desafio particular da região agrícola em que vivem, percebendo uma dificuldade muito grande nas condições de trabalho, que afeta a qualidade dos plantios. “É um projeto de relevância social, ambiental e econômica, com tributos de funcionalidade e potencial de escala, podendo beneficiar um número ainda maior de pessoas”, afirmou.

Além do vencedor, a cidade tem um representante na segunda colocação: o projeto “CapSeed: Revestimento de Sementes com Goma Sustentável”, de estudantes da Escola Ronaldo Caminha Barbosa, que sintetizaram um revestimento inovador para prolongar a vida útil de sementes durante o armazenamento.

A terceira colocação ficou com estudantes do Instituto Federal de Pernambuco, no Recife, com o projeto “Materiais à base de grafeno sintetizados eletroquimicamente para remoção de corantes têxteis usados no polo de confecção do Agreste Pernambucano”, que ajuda na remoção de corantes têxteis e minimiza danos ambientais.


financiamento-para-energia-solar-bv-2-1.jpg

Commentaires


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page