Apontamentos iniciais indicam uma possível economia de combustível 5% a 10% no país nórdico
Por Ricardo Casarin
A Scania está desenvolvendo um trailer coberto com células solares para abastecer um caminhão híbrido, e tecnologia será testada na Suécia. De acordo com a fabricante, apontamentos iniciais indicam uma possível economia de combustível 5% a 10% no país nórdico e duas vezes maior em regiões mais ensolaradas da Europa, como o sul da Espanha.
“Células solares já foram empregadas anteriormente em barcos e trailers, mas apenas para abastecer equipamentos auxiliares, como refrigeradores, nunca o trem de força do próprio motor”, disse o diretor de tecnologia em design de veículos da Scania, Eric Falkgrim. O caminhão será usado diariamente nas atividades da transportadora sueca Ernst Express, que já colaborou com a Scania nos testes da primeira estrada elétrica do mundo, onde os caminhões são abastecidos por uma rede elétrica aérea.
A transportadora irá rodar com o trailer de 18 metros, cuja área total de painéis instalados no teto e nas laterais será de 140 metros quadrados. A estimativa é que os equipamentos gerem 14,000 kWh por ano na Suécia. A pesquisa também irá examinar se o trailer pode injetar eletricidade na rede quando as baterias estiveram carregadas e o caminhão estacionado.
Em um estudo inicial, simulações mostraram que as operações na Suécia trazem um potencial de economia de combustível de 5% a 10%. O país tem luz solar suficiente da primavera ao outono para gerar energia e, embora o sol seja fraco fora do verão, há mais horas de iluminação. No inverno, a luz é insuficiente. A Scania acredita que no sul da Espanha, onde há 80% mais horas de luz solar, a economia pode dobrar.
O projeto é financiado por uma agência de inovação do governo sueco e, além da Scania e da Ernst Express, envolve a Midsummer, que fabrica os painéis solares, a Universidade de Uppsala, que conduz pesquisas para o desenvolvimento de células mais eficientes, e a companhia de energia Dalakraft.
Veja mais: Placa solar motorhome
Commenti