Projetos serão desenvolvidos pela Rede SIM, maior aglomerado de varejo de combustíveis do país
Por Cristiane Pinheiro
A Rede SIM, maior aglomerado de varejo de combustíveis do país, e a caxiense Magnani Luz e Energia firmaram uma parceria para a instalação de sistemas de energia solar em 11 postos da Serra e da Região Metropolitana. A economia estimada com o uso dessa fonte sustentável de energia para esse projeto-piloto é de R$ 100 mil mensais, com retorno do investimento em três anos.
A instalação das placas de energia solar está em fase final de finalização e compreende quatro postos em Caxias do Sul, dois em Farroupilha e os demais em Canela, Flores da Cunha, Vacaria, Esteio e Gravataí. Com base nos resultados desse projeto-piloto, a rede SIM tem a intenção de replicar o modelo para outros postos do grupo, com sede em Flores da Cunha, que hoje conta com 140 revendas espalhadas pela Região Sul do país.
Com base nos resultados desse projeto-piloto, a SIM tem a intenção de replicar o modelo de energia solar para outros postos da rede, com sede administrativa em Flores da Cunha, que hoje conta com mais de 140 unidades espalhadas pela Região Sul do país.
De acordo com Wilson Colombo, gerente de Obras e Manutenção da SIM Rede de Postos, a empresa tem grande preocupação com as questões ambientais. “Por isso e não só iniciamos o processo de revisão da matriz energética e buscamos, por meio da energia fotovoltaica, uma fonte sustentável associada a uma melhoria na viabilidade das operações. Até porque o custo com energia elétrica é uma importante fonte de despesas operacionais em postos de combustíveis”, ressaltou.
A Magnani Luz e Energia, com operações em Caxias do Sul e Torres, conta com inúmeros projetos de usinas de energia solar concretizados no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Os números vêm crescendo exponencialmente a partir da diversificação de setores que enxergam na energia fotovoltaica a possibilidade de um investimento seguro e com juros atrativos em bancos e cooperativas de crédito. No campo da energia solar, a Magnani, em parceria com a WEG atende projetos na área residencial, rural, industrial e comercial.
É a única empresa gaúcha que faz a gestão das usinas de energia solar em tempo real, com moderno sistema de monitoramento. A história da empresa começou há 50 anos com a Cemin e Cia Ltda. Em 1983, a empresa passou por duas mudanças significativas: a primeira foi rebatizar o negócio, que passou a se chamar Magnani Luz e Energia e a segunda diz respeito a ampliação do nicho de mercado que aconteceu com o passar dos anos, sendo reflexo do crescimento do negócio, que passou a realizar vendas para infraestrutura elétrica com solução ampla, além de atender as demandas do instalador eletricista.
Segundo Paulo Magnani, diretor geral, a empresa apenas desloca o custo com energia elétrica para o financiamento em energia solar, sem precisar mexer no seu fluxo de caixa, e o investimento se paga. A Magnani é a única empresa gaúcha que faz a gestão das usinas de energia solar em tempo real, com moderno sistema de monitoramento.
Comments