Longi, Canadian Solar, Runyang Yueda, Zhongyu Photovoltaic Technology, JA Solar, JinkoSolar e Lu’an Solar Technology integram o grupo
Por Ricardo Casarin
A Longi anunciou que, juntamente com outras seis grandes companhias da indústria de energia solar, firmou um compromisso para adotar o wafer de silício de 182mm x 182mm como padrão de mercado. De acordo com o comunicado divulgado pela fabricante, Canadian Solar, Runyang Yueda, Zhongyu Photovoltaic Technology, JA Solar, JinkoSolar e Lu’an Solar Technology são as demais empresas que fazem parte da iniciativa.
A Longi avalia que, com o desenvolvimento contínuo de tecnologia e escala de produção, a energia solar fotovoltaica se tornou uma das fontes mais competitivas do mundo e as principais companhias têm inovado e desenvolvido múltiplas soluções para melhorar a performance dos produtos. Entre elas, módulos ultra potentes baseados em grandes wafers de silício se tornaram uma das tendências mais importantes da indústria.
“Com a ausência de um padrão comum, as companhias adotaram wafers de diversos tamanhos, resultando em um aumento dos custos de manufatura por toda a cadeia de suprimento, incluindo wafers, células, módulos e materiais auxiliares, como o vidro”, apontou a Longi. “Essa situação tem dificultado o processo de seleção para o consumidor, a instalação de sistemas fotovoltaicos e a coordenação entre os fabricantes e integradores.”
Para lidar com esses problemas e acelerar a eficiência da indústria e o desenvolvimento padronizado, essas sete companhias defende a adoção universal do wafer de 182mm x 182mm, e sua inclusão nas especificações de padrão da indústria. “Estamos confiantes que isso irá otimizar o uso de recursos e promover o desenvolvimento contínuo e saudável da produção fotovoltaica”, afirmou a Longi.
“Nosso grupo convoca aos nossos parceiros e colegas de indústria para apoiar essa iniciativa e adotar esse padrão no desenvolvimento da próxima geração de wafers de silício, células e módulos, assim promovendo uma cadeia de fornecimento unificada e a padronização da fabricação de equipamentos e aplicações em todo o setor.”
Comments