Confira os mais recentes projetos públicos para contratação de bens e serviços na área de energia solar
Por Ricardo Casarin
O setor solar fotovoltaico oferece oportunidades de negócios para fornecedores e prestadores de serviços por meio de licitações nas regiões Norte, Nordeste e Sul em novembro. Em Boa Vista, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima tem processo de registro de preços para eventual contratação de empresa para a instalação de sistemas de geração de energia solar fotovoltaica conectada à rede. O prazo de abertura das propostas é 18 de novembro.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins também registra preços visando eventual aquisição de materiais e equipamentos para implantação do Centro de Referência de Energia Solar Fotovoltaica (CRESFV) no Campus Palmas. O prazo de abertura das propostas é 16 de novembro.
Em Pernambuco, a Prefeitura Municipal de Ouricuri busca contratação de empresa para prestação de serviços para construção de usina de energia fotovoltaica. Prazo de abertura das propostas é 20 de novembro. O Comando Militar do Nordeste tem licitação para contratação serviço de instalação de sistema solar fotovoltaico de 68 kWp no 25º Batalhão de Caçadores, em Teresina, Piauí. O prazo de abertura das propostas é 23 de novembro.
A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S/A (EPAGRI) tem processo de equipamentos para geração de energia fotovoltaica. O prazo de abertura das propostas é 13 de novembro.
No início do mês, o Brasil ultrapassou a marca de 400 mil unidades consumidoras com geração distribuída solar fotovoltaica, segundo levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). De acordo com a entidade, o segmento totaliza mais de 3,8 gigawatts de potência instalada operacional, sendo responsável pela atração de mais de R$ 19 bilhões em novos investimentos ao país, agregando cerca de 110 mil empregos acumulados desde 2012.
A tecnologia solar fotovoltaica já está presente em mais de 5 mil municípios e em todos os estados brasileiros. Entre os cinco municípios líderes na solar distribuída estão Uberlândia (MG), Cuiabá (MT), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Teresina (PI), respectivamente.
O levantamento feito pela entidade mostra que, nos últimos doze meses, foram adicionadas mais de 214 mil novas unidades consumidoras com geração distribuída da fonte solar no Brasil, um crescimento de mais de 118% em comparação com o período anterior.
Saiba mais sobre: Empresas de energia solar em Boa Vista
コメント