Confira as concorrências públicas abertas para desenvolvimento de projetos fotovoltaicos
Por Ricardo Casarin
Mesmo diante de um momento de incerteza econômica em meio aos impactos da pandemia de COVID-19, o setor solar fotovoltaico brasileiro oferece oportunidades de negócios para fornecedores e prestadores de serviços em Minas Gerais, Mato Grosso e São Paulo.
Em Pouso Alegre (MG), o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais abriu licitação para registro de preços para futura e eventual contratação integrada de empresa especializada no fornecimento dos equipamentos e instalação das usinas de energia solar, elaboração de projeto básico, projeto executivo, caderno de especificações e encargos, planilha de quantitativo de preços relativo a implantação de geradores de energia solar fotovoltaicos para aproveitamento da energia e demais exigências. O prazo de abertura de propostas é 13 de novembro.
O Distrito Sanitário Especial Indígena Kayapó, na cidade de Colíder (MT) tem pregão eletrônico de aquisição de materiais hidráulicos, elétricos e equipamentos na modalidade pregão eletrônico por sistema de registro de preços, destinados a manutenção corretiva e preventiva dos sistemas de abastecimento de água nas aldeias, com funcionamento por energia elétrica, energia solar e grupos geradores. O prazo de abertura de propostas é 14 de outubro.
Secretaria Estadual da Justiça e Defesa da Cidadania de São Paulo tem licitação para geração de energia fotovoltaica para sustentabilidade de projeto social. O prazo de abertura de propostas também é 14 de outubro.
Em 2020, o Brasil superou a marca de 3 GW no mercado de GD. O volume considera sistemas de microgeração e minigeração em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. Recentemente, o país ultrapassou a marca de 6 gigawatts (GW) de potência operacional da fonte solar fotovoltaica, número que leva em conta também as usinas de grande porte.
De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a fonte já gerou mais de R$ 31 bilhões em investimentos privados no país, criando cerca de 180 mil empregos acumulados.
Comentarios