top of page

Shell que diversificar atuação e aposta em energias renováveis

grupomotaservicos

Foco inicial da companhia será no desenvolvimento de projetos fotovoltaicos

A petroleira Shell quer diversificar a atuação para além da indústria de petróleo e gás, de olho em uma esperada transição energética rumo a fontes de baixo carbono. A afirmação é do presidente da empresa no País, André Araujo, durante o evento do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds), realizado recentemente em São Paulo (SP).

A companhia criou uma área de “novas energias” para avaliar esses negócios, com foco a princípio em energia solar. A unidade é liderada pela ex-gerente da desenvolvedora de projetos e fabricante de equipamentos solares First Solar no Brasil, Maria Gabriela da Rocha. Apesar disso, não há uma projeção sobre quando a Shell pode realizar seu primeiro investimento em energia limpa no Brasil.

“Nossas escolhas não vão ser simplesmente porque preciso ter um ‘selo verde’ no meu quadro de investimentos. Todos os projetos têm de ser competitivos. Estamos de olho em diversas alternativas”, destacou Araujo.

Segundo a empresa, a competição entre investidores pelos contratos de longo prazo oferecidos para viabilizar a implementação das usinas tem contribuído para forte queda nos preços pagos nos leilões do governo brasileiro.

Nesse sentido, a Shell e outras empresas rivais realizaram seus primeiros investimentos em renováveis no Brasil em projetos solares e eólicos. Entretanto, a estatal Petrobras já opera uma usina eólica, mas não pretende avançar no setor de energia limpa no momento, a não ser com pesquisas, disse o presidente da companhia, Roberto Castello Branco.

“Na nossa divisão de novas energias, a quantidade de opções e escolhas nesse momento é um dos nossos maiores desafios, pela sua quantidade e opções. Ao final, são muitas alternativas”, disse Araujo durante sua apresentação.

O presidente da Shell afirmou ainda que a empresa tem investido globalmente quase U$ 3 bilhões anuais em “novas energias”, ante uma meta inicial de entre U$1 bilhão e U$ 2 bilhões, exemplificando aportes feitos pela Shell em empresas de painéis solares e em geração de energia eólica offshore, em alto mar.


Orçamento Energia Solar - Empresas de Energia Solar
0 visualização0 comentário

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page