No ano passado, das 13,2 mil novas unidades geradoras fotovoltaicas no Estado, 6 mil contaram com liberação de crédito da cooperativa
O Rio Grande do Sul registrou, no ano passado, 13,2 mil novas unidades de geração fotovoltaica em 2019, um aumento de 164% em relação ao ano anterior. Os dados são da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Desse total, 6 mil contaram com as linhas de crédito oferecidas pelo Sicredi, o que representa mais de 45% das instalações para geração desse tipo de energia.
No país, a cooperativa teve um aumento de 220% no número de operações dessa linha de crédito no último ano em relação a 2018. “Estamos atentos às necessidades dos associados e à atual demanda por soluções mais sustentáveis, como a produção de energia limpa e renovável”, destaca o vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port.
No estado gaúcho, o financiado pelo Sicredi em valores foi de R$ 427 milhões, um aumento de 145% em relação a 2018, quando os financiamentos para aquisição de equipamentos para geração de energia solar atingiram R$ 174 milhões. A constante queda no valor dos painéis solares tem contribuído para a maior demanda por crédito para a aquisição do sistema.
Hoje, a energia solar produzida no Brasil representa 1,4% do total da matriz elétrica nacional. Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) no ranking brasileiro de potência instalada, o Rio Grande do Sul ocupa a segunda posição, atrás apenas de Minas Gerais. Além do financiamento de energia fotovoltaica, o Sicredi oferece outras linhas de crédito que também contribuem com o desenvolvimento e a sustentabilidade como, por exemplo, o Pronaf ECO e a linha ABC (Agricultura de Baixo Carbono).
Agora, está em elaboração pela Câmara dos Deputados o projeto de lei que propõe estabelecer novas regras para consumidores da geração distribuída. Desde o ano passado, a Aneel quer revisar as regras que atende a esses consumidores, criando um tributo sobre a geração de energia solar fotovoltaica compartilhada.
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados e no Distrito Federal, com mais de 1.800 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros.
Veja mais: Sicredi energia solar
Comments