Estruturas testadas no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) suportam ventos de até 180 quilômetros por hora
Por Ricardo Casarin
A Solar Group testa a resistência das estruturas de fixação com uma turbina gigante que simula os efeitos do vento sobre os materiais. Os ensaios são realizados no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), que abriga o Instituo Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e outras importantes instituições de pesquisa. A fabricante faz uso da tecnologia para testar as estruturas e garantir que, mesmo em condições extremas, o sistema fotovoltaico permanecerá seguro em cima do telhado.
De acordo com a Solar Group, esses ensaios são feitos desde o início da empresa, com o primeiro teste sendo realizado em 2015. Durante a testagem, é controlada a velocidade do vento, atendendo à normativa brasileira NBR 6123, que trata da força de ventos no Brasil, em cada região do país e tem como foco a construção civil.
Segundo a empresa, o objetivo é comprovar na prática os cálculos analíticos. As estruturas são testadas para suportar ventos de até 180 quilômetros por hora. A Solar Group destaca que esse teste de qualidade faz a diferença na vida dos integradores e de seus clientes finais.
A fabricante, especializada em estruturas de fixação para o mercado de energia solar, atingiu em agosto 1 gigawatt comercializado em estruturas para geração distribuída sobre telhados e lajes em todo o território brasileiro. A companhia registrou, no primeiro semestre de 2020, em meio à pandemia e à queda da atividade econômica, um crescimento de cerca de 140% no volume de negócios.
Para atender o crescimento dos pedidos, a Solar Group inaugurou este ano uma nova unidade fabril, localizada na cidade de Santana do Parnaíba, na Grande São Paulo, com investimentos da ordem de R$ 19 milhões. A nova unidade tem quatro vezes mais capacidade produtiva do que a fábrica de Itapevi. O objetivo da nova planta é atender os mercados interno e latino-americano de energia solar fotovoltaica na geração distribuída, que inclui sistemas instalados em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.
Comments