top of page

Startup Ubiquitous Energy desenvolve painéis solares transparentes

grupomotaservicos

Empresa, criada no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, espera usar a tecnologia para transformar qualquer superfície de vidro comum em uma geradora fotovoltaica

A startup Ubiquitous Energy, de Redwood City, na Califórnia, desenvolveu painéis solares transparentes para criar as janelas ClearView Power, um tipo de “vidro solar” que pode transformar a luz do sol em energia, sem a necessidade dos geradores opacos cinza-azulados, aos quais essas células geralmente estão associadas. 

O grande objetivo da startup, que foi criada no Instituto de Tecnologia de Massachusetts em 2012, é usar essa tecnologia para transformar praticamente qualquer superfície de vidro comum em uma fonte geradora de energia solar. 

Todo o processo ainda está em estágios iniciais, no entanto é um dos vários produtos emergentes que aproveitam a energia solar. Isso acaba incluindo outros como bombas de irrigação e um “forno solar” que pode ser usado para fazer cimento e aço. 

Os painéis transparentes da Ubiquitous Energy podem produzir até dois terços da energia que os painéis tradicionais produzem. Além dessa etapa, custam cerca de 20% mais para instalar do que uma janela comum, um custo que pode ser compensado pela eletricidade que geram.

O estado de origem da Ubiquitous Energy na Califórnia é um dos primeiros a exigir que cada nova casa incorpore alguma forma de tecnologia solar. A própria startup instalou janelas solares transparentes como uma fachada voltada para o exterior, substituindo as janelas de painel único anteriores, que já demonstra a capacidade de gerar energia limpa e renovável, mantendo beleza estética, alta transparência e neutralidade de cor.

Cada janela de painel duplo foi envidraçada em uma moldura de fibra de vidro, combinando com a estética existente das janelas do edifício. As janelas produzem eletricidade que está sendo usada para alimentar a iluminação LED na sala adjacente, mantendo simultaneamente o desempenho do vidro comercial padrão das janelas. A fachada também está conectada a um sistema de gerenciamento de energia que monitora e registra sua geração de energia.

“Não apenas melhoramos o isolamento térmico na sala de conferências, substituindo as janelas de painel único, mas também nossas janelas de energia ubíqua geram eletricidade suficiente para alimentar a iluminação na sala de conferências. Esperamos concluir outros projetos de instalação em um futuro próximo”, disse o co-fundador da Ubiquitous Energy e CTO, Miles Barr. “Eu olho para o BIPV (edifício fotovoltaico integrado) desde 1999 e esta é a melhor coisa que eu já vi no BIPV”, disse Scott Thomsen, ex-presidente da Guardian Industries.

Aplicado diretamente no vidro usando equipamento de revestimento de vidro padrão, o revestimento da Ubiquitous Energy é altamente transparente e neutro em cores. O revestimento solar transparente absorve e converte seletivamente a luz não visível (ultravioleta e infravermelho) em eletricidade, mantendo a transparência visível. 

Também funciona como revestimento de controle solar e de baixo E, além de sua geração de eletricidade, bloqueando a luz infravermelha que é comumente conhecida como calor solar. O revestimento solar transparente pode ser aplicado a superfícies verticais de edifícios, transformando janelas tradicionais em janelas esteticamente agradáveis, altamente eficientes em termos energéticos e geradores de eletricidade, desejadas por arquitetos, designers e ocupantes.



0 visualização0 comentário

コメント


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page