Duas das principais usinas paulistas chegaram a produzir 33% a mais do que a média mensal
A Sun Mobi, fundada em 2016 por uma dupla de especialistas do setor elétrico brasileiro e que tem como objetivo promover o uso de energia limpa e sustentável, acaba de registrar uma produção recorde, ficando 33% superior à média mensal. A produção da energia ocorreu nas usinas paulistas Porto Feliz e Araçoiaba da Serra e atingiu 219.094 kWh no período, contra o montante médio de 165.000 kWh, sendo em Porto Feliz de 1 MWp e Araçoiaba da Serra, 400 kWp.
O recorde foi possível graças à combinação de condições meteorológicas favoráveis e esforços de operação e manutenção. A energia extra, que não tem custos, deve ajudar os clientes residenciais que estão consumindo mais neste momento de quarentena e para os empresariais, que poderão acumular os créditos para uso futuro. “Caso não precisem da energia neste momento, os clientes poderão usá-la em até cinco anos”, afirmou Guilherme Susteras, sócio da Sun Mobi.
De acordo com Susteras, o pacote da companhia pode ser contratado por empresas ou famílias sem condições técnicas de ter painéis solares. A maioria dos prédios de apartamentos, que se encontram em imóveis alugados ou ainda que não tenham como fazer investimentos num sistema fotovoltaico, podem adquirir um sistema fotovoltaico, pois o formato permite a democratização do acesso à energia solar.
Em fevereiro, a empresa inaugurou a usina Wanda Maria Bueno, em Porto Feliz, com capacidade de 1 MWp, com apoio da InvestSP, que trabalha com empenho para viabilizar os investimentos de economia verde. O projeto foi financiado pela Desenvolve SP – O Banco do Empreendedor e fornece energia limpa e renovável para consumidores da área atendida pela concessionária da região.
A construção da usina solar foi viabilizada por um financiamento da linha Economia Verde da Desenvolve SP, que conta com taxa de juros a partir de 0,25% ao mês(+Selic) e o prazo de pagamento de até 10 anos, incluso o período de carência, que chega a dois anos.
No total, a usina de Porto Feliz recebeu investimentos de R$ 4 milhões. Desse montante, R$ 1,3 milhão foram destinados a reforços e outras melhorias na rede de distribuição. A usina evitará a emissão de 3.300 toneladas de CO2 ao longo de sua vida útil.
Em 2018, a empresa contratou crédito da instituição financeira do Governo Paulista para a construção de uma unidade com capacidade de 400 kWp, em Araçoiaba da Serra.
O uso de energia solar é uma tendência em crescimento exponencial no mundo inteiro. Diversas companhias e residências paulistas têm adotado o uso dessa fonte alternativa como forma de tornar seus processos produtivos mais sustentáveis, além de possibilitar um consumo mais controlado e consciente. No caso da Sun Mobi, esse controle é feito por meio do monitoramento do consumo e de orientações, para os clientes, em favor do uso mais eficiente da energia.
Commentaires