top of page

Superior Tribunal de Justiça terá usina solar para reduzir gastos com energia

grupomotaservicos
Superior Tribunal de Justiça terá usina solar para reduzir gastos com energia

STJ vai alugar usina solar de 3,7 MWp em Brasília, por meio do consórcio formado pela Quantum Solar e Soliker, num contrato de 16 anos

Por Adriane Dorante

O Consórcio Sol da Justiça vai construir uma usina solar fotovoltaica de 3,70 Mwp em forma de Locação de Sistema de Geração Distribuída (SGD) em Brasília (DF) para atender o Superior Tribunal de Justiça (STJ). O consórcio, formado pela empresa catarinense Quantum Solar e a empresa espanhola sediada em Brasília, Soliker Energia S.A., venceu o pregão eletrônico número 95/2019 do tipo menor preço realizado pelo STJ em novembro de 2019, com contrato assinado em fevereiro de 2020 e validade de 16 anos.

O projeto prevê geração de energia elétrica de fonte fotovoltaica, dimensionado para ser capaz de produzir e injetar no sistema de compensação, na categoria minigeração, a quantidade de 7.000 MWh por ano.

De acordo com Gilberto Vieira Filho, presidente do Grupo Quantum Engenharia, a usina contará com aproximadamente 8 mil módulos, de infraestrutura, equipamentos, periféricos, além de estruturas para cercamento, sistemas de segurança infraestrutura civil e melhorias requeridas pelos diversos órgãos reguladores e ambientais.

“A intenção é de participar cada vez mais de licitações nessa modalidade”, comenta o presidente. A obra foi liberada ainda em novembro, após a emissão do parecer de acesso.

Julio Cesar Ferreira da Silva, o gerente da Quantum Solar, destaca que essa modalidade adotada de aluguel de usina solar proporcionará uma redução mensal na conta de energia elétrica, além de contribuir com a preservação do meio ambiente diante da diminuição do uso das fontes convencionais. “O projeto que será realizado no STJ pelo consórcio Sol da Justiça vai gerar energia limpa a partir do sol, evitando a emissão de 92.750.000 quilos de dióxido de carbono (CO2), um dos principais gases que geram o efeito estufa”, completa Julio Cesar Ferreira da Silva, o gerente da Quantum Solar.

De acordo com informações da Soliker Energia, a economia inicial com esse sistema é de 10% na conta de luz aumentando para 50% com o passar dos anos. Além disso, a energia solar é imune ao aumento de tarifas e o sistema tem vida útil de mais de 25 anos.

Mesmo em meio à pandemia, a energia solar pelo país continua em expansão. Em novembro, a fonte alcançou a marca de 7 gigawatts (GW) de capacidade instalada, um crescimento de mais de 53% ante o observado no fim de 2019, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). Dos 7 GW, mais da metade se refere à geração distribuída – fonte de energia elétrica que é conectada diretamente à rede de distribuição.


financiamento-para-energia-solar-bv-2-1.jpg
0 visualização0 comentário

Comentarios


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page