Supermercado em Caxias do Sul tem segunda maior UFV de telhado no Brasil
- grupomotaservicos
- 22 de ago. de 2019
- 2 min de leitura
Além de trazer autossuficiência energética para a loja, usina ainda atende cerca 25% do consumo de outra unidade da empresa
O supermercado Stok Center, em Caxias do Sul (RS), consegue o retorno de 100% de sua energia consumida e ainda atende cerca 25% do consumo de outra unidade da mesma empresa em Passo Fundo (RS), com a utilização de energia solar fotovoltaica.
Num contrato de R$ 4 milhões, a implementação do sistema foi feita pela Norr Energia, que incluiu a construção de uma subestação de 1 MVA, passando a representar a segunda maior usina fotovoltaica (UFV) de telhado de um cliente comercial no Brasil, ficando atrás apenas do projeto no Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara – Cadeg (RJ).
No total, foram instalados 4.200 módulos fotovoltaicos no telhado do estabelecimento, além de 17 inversores dispostos em uma área de 14 mil/m², gerando 1,4 MW de potência.
Segundo o sócio-diretor da Norr Energia, Theodoro Rodrigues, no momento, a UFV opera com 1 MW pico de potência, enquanto a concessionária da região analisa como a rede irá se portar com essa capacidade instalada, no prazo de três meses.
No mercado de geração distribuída desde 2016, a Norr Energia tem percebido um grande aumento tanto na quantidade de análises encomendadas quanto de projetos executados neste ano devido à revisão da resolução nº 482, que está indo para o texto final da Aneel. A revisão propõe alterações nas regras para GD, principalmente quanto à desvalorização dos créditos de energia excedente ao produtor, estimulando uma corrida dos consumidores para aproveitar a legislação ainda vigente, com subsídios.
No ano inicial da companhia, segundo Rodrigues, a cada 100 propostas, uma era fechada. Em 2017 e 2018 foram cinco. Nesse ano, a soma chega a 300 propostas enviadas, com 22 contratos fechados até o momento, totalizando 11 MWp em potência de usinas.
Veja também: Telha solar fotovoltaica da Tesla










Comentários