top of page

São Gonçalo do Amarante, no Ceará, tem primeira usina solar de minigeração distribuída

grupomotaservicos

Empreendimento conta com 1.340 painéis solares e uma capacidade de aproximadamente 500 Watt-pico

A cidade de São Gonçalo do Amarante, no Ceará, acaba de receber sua primeira usina solar de minigeração distribuída. O projeto foi instalado pela Enel X, braço direito do Grupo Enel voltado para produtos inovadores e soluções digitais. A usina foi desenvolvida para o cliente Nutrê, empresa que atua no semento de alimentação no estado.

A usina conta com 1.340 painéis solares e uma capacidade de aproximadamente 500 Watt-pico, medida de potência energética com células fotovoltaicas (kWp). Toda a Energia gerada pela Usina será direcionada a Hotéis, Restaurantes e Centrais de Abastecimento de Alimentos da Rede Nutrê no Ceará. 

A Nutrê Alimentação produz atualmente 60 mil refeições por dia e está há mais de 25 anos no mercado de refeições coletivas, além de atuar em outras áreas, como hotelaria, construção civil e restaurantes à la carte. A empresa conta com mais de 200 colaboradores.

Segundo Leandro Abreu, responsável pela área de e-Industries da Enel X no Brasil, a construção usinas solares em micro e mini geração distribuída é um dos focos da estratégia da Enel X no Brasil, e a região Nordeste tem se destacado no desenvolvimento de projetos deste tipo, graças à abundância de recursos naturais, como a luz solar, ao longo de todo o ano.

O empreendimento em São Gonçalo do Amarante foi efetivado de uma carteira de 76 projetos de geração distribuída da Enel X concluídos no Brasil, além de outros 18 que estão em desenvolvimento pela empresa no País.

A Enel X é a linha de negócios globais da Enel dedicada ao desenvolvimento de produtos inovadores e soluções digitais em setores em que a Energia está mostrando o maior potencial de transformação: cidades, residências, indústrias e mobilidade elétrica. 

No Brasil, está comprometida em fornecer soluções tecnológicas inovadoras e serviços de valor agregado com o objetivo de impulsionar a mobilidade elétrica, o consumo consciente e eficiente de energia e a transição para um sistema energético global mais sustentável em benefício de clientes residenciais, empresas e cidades.

As capacidades econômica e de investimentos do Ceará, no que tange às de energias renováveis, não têm como impulsionador somente uma costa de 573 quilômetros e ventos fortes. O estado possui um dos maiores índices de irradiação do Brasil. Dessa forma, o uso de energia solar cresce de forma gradativa e, como combustível, vem impulsionando o desenvolvimento em todo o território. De acordo com a Adece – Agência de Desenvolvimento do Ceará, com base em dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), 9.224 unidades geradoras, com potência de geração de 116 MW, espalham-se por 178 dos 184 municípios cearenses.

Entre as vantagens da instalação de projetos de energia fotovoltaica em sites empresariais está a redução de custos imediata, que pode chegar em até 90% de economia na conta de energia elétrica. Trata-se de um investimento estratégico para proteção do fluxo de caixa do negócio em um cenário de grande instabilidade econômica.

Outro ponto de atração para o setor empresarial é a vida longa das placas fotovoltaicas, que possuem baixíssima necessidade de manutenção, vida útil de cerca de 25 anos e payback do investimento em médio prazo. 


2 visualizações0 comentário

コメント


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page