Empresa apresenta um produto 17% mais barato e com um aumento de 10% na conversão de energia
Quando se fala em Tesla, logo vem à mente novidades, inovações, carros elétricos e autônomos, ida para a Lua ou o que o seu fundador inventou desta vez. Mas o fato é que a empresa tem uma divisão de produtos para desenvolvimento de energia sustentável, em que se produz painéis solares e “telhas” capazes de captar e produzir energia a partir do sol.
E a novidade vem desta área. A empresa lançou painéis solares 17% mais barato e com um aumento de 10% na conversão de energia. Os modelos de tamanho médio aumentaram a taxa de 7,56 kW para 8,16 kW depois da melhora. Além disso, o fundador da Tesla, Elon Musk, lembra que a tecnologia também oferece um visual mais sofisticado em comparação com os geradores fotovoltaicos convencionais.
Em fevereiro deste ano, Musk anunciou a produção de painéis solares e que a tecnologia de telhados solares deveria chegar ao mercado internacional até o fim deste ano. No entanto, os resultados não estão sendo satisfatórios. O segmento de soluções energéticas da Tesla não tem avançado de forma satisfatória.
O portal Engadget menciona pelo menos duas vezes que os painéis solares da empresa pegaram fogo, um no Walmart e outro num depósito da Amazon. Além disso, as “telhas” solares da companhia, chamadas Solar Roof, ainda estão um tanto longe de se tornar um produto mainstream, com a companhia tendo dificuldade de honrar todas as encomendas da pré-venda.
O Solar Roof complementa a arquitetura da casa e, simultaneamente, transforma a luz solar em eletricidade. Com uma bateria Powerwall integrada, a energia recolhida durante o dia é armazenada e pode ser utilizada a qualquer altura, tornando a sua casa num serviço pessoal.
Elon Musk anunciou também recentemente as vendas e instalações do Solar Glass Roof 3.0, nova versão das telhas de vidro da Tesla que coletam e armazenam energia solar. Como explicou Musk em uma sessão de perguntas e respostas, o novo modelo é mais barato e tem uma instalação mais fácil e rápida que as versões anteriores.
O Solar Glass Roof foi desenhado para que seja confundido com uma telha normal, mas que coleta e armazena energia solar. A primeira versão do produto foi apresentada em 2016, logo após a Tesla comprar a Solar City Corporation por US$ 2,6 bilhões.
No entanto, durante três anos, desde que começou a comercializar as telhas solares, a Tesla enfrentou atrasos nos lançamentos e, com isso, um baixo número de vendas. Já a segunda versão do Solar Glass Roof era muito cara de ser produzida e, por esse motivo, foi descontinuada.
Agora, mesmo enfrentando ações judiciais por quebra de contrato e negligência após painéis solares da Tesla supostamente pegarem fogo no telhado de estabelecimentos da Amazon e Walmart, Musk espera que a nova versão dê certo. A expectativa do empresário é que a venda do Solar Glass Roof cresça muito em poucos meses. “Vai crescer como alga marinha com esteroides”, disse durante a sessão.
Musk promete que o Solar Glass Roof 3.0 tenha uma instalação de até 8 horas e com valor de venda parecido com o da instalação de um telhado convencional. As telhas de vidro serão fabricadas pela Tesla, na Gigafactory 2, que fica em Buffalo, Estados Unidos.
Comments