Companhia tem como meta atingir 25 GW de geração limpa até 2025
A Total anunciou planos para zerar emissões de carbono até 2050 em suas operações na Europa e reduzir em pelos menos 60% a intensidade de carbono em produtos de energia utilizados por consumidores no resto do mundo. “O mercado de energia está mudando em razão das mudanças climáticas, tecnologias e expectativas sociais. A Total está comprometida em ajudar a solucionar o desafio duplo de prover mais energia com menos emissões. Nós estamos determinados em avançar na transição energética ao mesmo tempo em que geramos mais valor aos investidores”, declarou o presidente do conselho da companhia, Patrick Pouyanné.
De acordo com a petroleira, essa ambição passa por uma estratégia de desenvolver os negócios da companhia no mercado de energia, integrando as áreas de óleo e gás, eletricidade de baixo carbono e soluções neutras de carbono. A Total afirma acreditar que essa visão permitirá uma vantagem competitiva que irá criar valor para os acionistas no longo prazo.
O grupo aponta que a estratégia já está em curso desde 2015, com a Total apresentando uma redução de intensidade de carbono de 6% desde então. “O conselho acredita que a estratégia e as ações da companhia traçam um caminho consistente com as metas do Acordo de Paris”, disse Pouyanné. A Total possui operações em fontes renováveis por meio de empresas afiliadas como a Total Solar, Total Eren, Total Quadran e SunPower. A companhia tem como meta atingir 25 GW de geração limpa até 2025.
“Reconhecemos que a confiança de nossos acionistas e da sociedade são essenciais para que a Total continue um investimento atrativo e seguro no longo prazo. Apenas dessa forma poderemos desempenhar um papel efetivo para um futuro de baixo carbono. Essa é a razão por que nosso pessoal já busca oportunidade de reduzir nossas emissões, melhorar nossos produtos e desenvolver novos negócios de baixo carbono”, completou o executivo.
O anúncio da Total ocorre na sequência de inciativas semelhantes de duas rivais no setor petroleiro, BP e Shell. Recentemente, ambas as companhias estabeleceram metas de descarbonização até 2050, impulsionando suas operações em renováveis nas próximas décadas.
Comments