top of page

Total vai instalar usina solar de 800 MW no Catar

grupomotaservicos

Usina Al Kharsaah será construída em parceria majoritária com a Marubeni Corporation após vencer primeira concorrência para instalação de uma usina solar de grande escala no país

A Total, em parceria com a Marubeni Corporation, vai instalar uma usina solar com capacidade de geração de 800 MW no Catar. Com investimentos de US$ 500 milhões, a usina de Al Kharsaah foi primeira concorrência para instalação de uma usina solar de grande escala no país. A francesa terá 49% da usina.

Quando em seu pico de produção, a planta responderá por até 10% da demanda de energia elétrica do Catar. A previsão é que durante sua vida útil reduza as emissões de CO2 do país em 26 milhões de toneladas. Para isso, estão projetados 2 milhões de módulos solares espalhados por mais de mil hectares de instalações.

Essa parceria reforça o objetivo da Total de instalar 25 GW em usinas solares até 2025. Dos 7 GW de instalações de baixo carbono da companhia, 3 GW são gerados por empreendimentos de energias renováveis. Segundo informações da empresa, até 2040, projetos de baixo carbono vão representar entre 15% e 20% de suas vendas globalmente.

A Total Eren tem 140 MWp em operação no Brasil, com as plantas fotovoltaicas BJL11, BJL4 e Dracena, comissionadas entre 2018 e 2019. A empresa tem outros 160 MWp de projetos eólicos em construção.

O país tem atraído investimentos de grandes empresas, como a petroleira norueguesa Equinor que, em dezembro de 2019, comprou uma fatia adicional de 5,2% da empresa de energia solar Scatec Solar. A Scatec Solar é a maior empresa de energia solar da Noruega. Com o pagamento de 754 milhões de coroas norueguesas (84,2 milhões de dólares) pela fatia, a Equinor aumentou sua participação para 15,2%. 

Em outubro do ano passado, a Scatec anunciou que aumentou sua meta de capacidade instalada para 2021, passando de 3,5 gigawatts, 4,5 gigawatts. De acordo com a Equinor, além das suas atividades nas áreas de petróleo e gás natural, a empresa está investindo cada vez mais em energias renováveis, buscando um melhor equilíbrio do seu portfólio.

A empresa anunciou que até 2030 a Equinor irá direcionar entre 15% e 20% dos seus investimentos para energias renováveis.


quanto-custa-a-energia-solar

0 visualização0 comentário

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page