Tecnologia N-type bifacial i-TOPCon atingiu eficiência de 23,22% no laboratório de Ciência e Tecnologia Fotovoltaica da gigante chinesa
O laboratório da Trina Solar State Key Laboratory (SKL) de Ciência e Tecnologia Fotovoltaica (PVST), na China, acaba de alcançar um novo recorde mundial de eficiência para uma célula solar de grande área, nomeada N-type bifacial i-TOPCon. O resultado foi confirmado de forma independente pela ISFH CalTeC na Alemanha.
Desenvolvida a partir de um processo industrial de baixo custo de tecnologias, essa célula solar i-TOPCon tem como base substrato de silício mono cast de grande área dopado com fósforo. Com tamanho de 247,79 centímetros quadrados, a célula atingiu uma eficiência frontal de área total de 23,22%.
O diretor do Laboratório Estatal Chave (SKL) de Ciência e Tecnologia Fotovoltaica da Trina Solar, doutor Zhiqiang Feng, afirmou estar muito satisfeito pela nova conquista de sua equipe. “Hoje, este é o novo recorde mundial de eficiência de área total para uma célula solar de silício mono cast de grande área”, destacou, acrescentando que o excelente trabalho de pesquisa e desenvolvimento do laboratório estabelece uma base sólida para a Trina fornecer aos seus clientes novos módulos e soluções fotovoltaicas diferenciadas e de alto padrão.
Recentemente, a Trina Solar anunciou o lançamento mundial de painéis solares com potência máxima de até 450W. A tecnologia deve chegar ao mercado brasileiro em 2020. Ao lançar os novos módulos TALLMAX, com potência de 430W a 450W e DUOMAX TWIN, com potência de 430W a 445W, a Trina Solar se torna a única líder global do segmento de energia solar a disponibilizar painéis de altíssima potência no mercado brasileiro e no mercado global ao mesmo tempo.
“Detectamos uma tendência de mercado, que é a preferência por módulos de maior potência. No ano que vem, é muito provável que a Trina Solar já tenha módulos da geração seguinte, com potência de 500W”, comentou o diretor geral para América Latina e Região do Caribe da Trina Solar, o espanhol Álvaro García-Maltrás.
Os novos painéis monocristalinos estão disponíveis nas opções monofacial e bifacial com 166 células. Eles possuem tecnologia Multi-busbar (MBB) para aumentar a absorção da luz solar e half-cells cortadas a laser que melhoram a performance dos painéis.
A novidade também permite um maior Retorno Sobre Investimento (ROI); custo reduzido de BOS (componentes do sistema fotovoltaico, menos os painéis); perdas de energia até 15% menores em comparação a outros módulos, que resultam em alta Taxa Interna de Retorno (IRR), e o melhor sistema antirrachaduras a longo prazo. Para sistemas trackers, as opções bifaciais são as mais indicadas como a solução TrinaPro, composta por painéis, trackers da NClave e inversores, ideal para usinas solares de grande porte no Brasil.
A Trina Solar está na liderança global de energia fotovoltaica com 100% de bancabilidade do mundo, pela 4ª vez consecutiva (2016 a 2019), segundo a Bloomberg New Energy Finance (BlombergNEF). Isso significa garantia de produto e garantia técnica de longo prazo para quem adquire a marca Trina Solar.
Comentários