Modelo foi projetado para ter compatibilidade com os sistemas de fixação, otimizadores e inversores atualmente usados nos mercados residencial e comercial
Por Ricardo Casarin
A Trina Solar anunciou o início da fabricação dos módulos Vertex S em janeiro de 2021 e planeja que a capacidade produtiva do equipamento atinja 10 GW em 2022. Projetado para aplicação no mercado de geração distribuída, o produto foi oficialmente lançado na quarta-feira, 11 de novembro.
“O produto foi pensado para tornar uma tecnologia nova aplicável em módulos para o mercado residencial de geração distribuída. Por isso potência, tamanho e aparência são fundamentais no produto”, declarou o gerente de produtos da Trina Solar para América Latina e Caribe, Guilherme Torrão, durante o evento virtual de lançamento do Vertex S no Brasil.
De acordo com a Trina, o modelo foi projetado para ter compatibilidade com os sistemas de fixação, otimizadores e inversores atualmente usados nos mercados residencial e comercial. O produto tem dimensões de 1754mm x 1096mm e pesa 21 quilos. “Levamos em conta a resistência, confiabilidade e a facilidade de manuseio. Comparado a outros módulos usados no Brasil, o tamanho é bem menor e, ainda assim, consegue resistir a maiores cargas”, assinalou Torrão.
“O Vertex S tem potência de 405 W e eficiência de 21,1%. Chegamos a esse módulo pequeno e super potente. A garantia pode chegar a 15 anos na linha premium, mais um aspecto diferenciado para o mercado brasileiro”, explicou o executivo.
Durante o evento, o diretor geral para América Latina e Caribe da Trina Solar, Álvaro García-Maltrás, confirmou o início da produção em janeiro. “Os primeiros volumes importantes estarão disponíveis em fevereiro, mas já estamos prontos para aceitar pedidos para o próximo ano. Já percebemos uma grande demanda de mercado importantes, principalmente da Europa.”
Na avaliação da Trina, conforme a capacidade instalada de sistemas distribuídos de geração fotovoltaica continua a crescer, há uma necessidade urgente de que os módulos sejam capazes de acompanhar essa tendência. A companhia ainda destaca que o equipamento será fabricado de maneira sustentável, melhorando o processo de produção e focando no gerenciamento de resíduos nas fábricas.
Em função das dimensões reduzidas em relação a módulos similares, o Vertex S maximiza o número de produtos que podem ser embarcados por container, reduzindo as emissões de carbono ocasionadas pelo transporte.
De acordo com as estimativas da Trina Solar, o Vertex S é mais flexível que um produto de 158mm x 72mm e possui uma maior capacidade que equipamentos de 158mmx 60mm e 166mm x 60 mm. “A série Vertex S é mais uma marca no desenvolvimento da indústria fotovoltaica. Esse produto é um módulo de ultra potência em tamanho pequeno, criado para atender as necessidades de sistemas de telhados e de energia distribuída”, declarou o presidente do conselho da companhia, Gao Jifan.
“Nós enriquecemos o mercado de geração distribuída com tecnologia de 210mm, que tem sido aprovada por consumidores de grandes usinas. Também já vendemos mais de 2GW para clientes de todo mundo, desde o lançamento dos módulos Vertex, seis meses atrás. Tanto os consumidores de geração centralizada quanto distribuída tem exigido módulos de alta potência. Dessa forma, os produtos Vertex S surgem no momento certo e podem ser utilizados com confiança.”
Comments