Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) anuncia criação de núcleo de pesquisa em energia solar
- grupomotaservicos
- 21 de fev. de 2019
- 1 min de leitura
Objetivo da nova unidade de pesquisa é disseminar as vantagens de utilização das fontes renováveis
A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), no Ceará, acaba de anunciar a criação de uma unidade de pesquisa voltada para energia, com o objetivo principal de disseminar as vantagens de utilização das fontes renováveis, além de formar mão de obra especializada para o segmento.
A proposta do novo centro de pesquisa é desenvolver conhecimento na área de energia solar fotovoltaica. A anúncio foi feito na metade do mês de fevereiro, em reunião com representantes do governo cearense e membros da comunidade científica da UVA.
Neste primeiro encontro, estavam presentes o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) do Ceará, Inácio Arruda; a secretária de Ouvidoria, Controladoria e Gestão da Prefeitura de Sobral, Silvia Kataoka, e o professor Roberto Sérgio, da UVA, além de Ricardo Costa, da Secitece, e do consultor Fernando Maia.
Durante a reunião, foi apresentado o projeto que pretende instalar um Laboratório de Experimentação Solimétrica na universidade, capaz de mapear e certificar a incidência de energia solar na região Norte do Estado.
Também está prevista a instalação de uma microusina de energia solar para atender a demanda de energia elétrica na universidade.
A Secitece e a Universidade Estadual Vale do Acaraú estudam meios de financiar o projeto, a aquisição de equipamentos para laboratórios e também a capacitação de pesquisadores.
Veja mais: Bateria Estacionária | Fontes alternativas de energia | Painéis Solares | Gerador de Energia Solar | Micro Inversor | Inversor









Comentários