top of page

Universidade Federal do Amapá implementa usina solar

grupomotaservicos
Universidade Federal do Amapá implementa usina solar

São 1680 painéis fotovoltaicos instalados, com capacidade de produzir até 554kWp (Quilo-watt pico) para abastecer o campus

Por Cristiane Pinheiro

A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) começa a implementar painéis fotovoltaicos para produzir energia solar. Ao todo, serão implementados 1680 painéis solares que terão a capacidade de produzir até 554kWp (Quilo-watt pico) para abastecer o campus.

A empresa OWNERGY será a responsável pelo projeto, e a universidade tem previsão de colocar todo o processo em andamento a partir de março de 2021, seguindo as adaptações de trabalho devido ao apagão sofrido pelo Amapá em novembro de 2020 e as normas de segurança e distanciamento para contenção da pandemia da covid-19.

Após concluída, a Usina de Minigeração Distribuída ocupará 3260 metros quadrados da área ao lado da pista de atletismo do Campus Marco Zero, e produzirá anualmente cerca de 792,9 MWh, que corresponde a 17% do consumo de energia do Campus Marco Zero.

A instalação será conectada à rede de energia de média tensão de Macapá, fornecendo a produção excedida a rede da Companhia Eletricidade do Amapá (CEA) através do sistema on-grid, conforme as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o uso da modalidade.

O projeto inicial previa duas etapas de implantação, com a instalação de uma usina fotovoltaica ao lado da pista de atletismo e outra nos telhados de prédios do Campus Marco Zero. Esta segunda etapa, que terá produção estimada de 836 kWp, passou por alterações no projeto, e tem previsão para instalação em área externa do Hospital Universitário da UNIFAP pela empresa Probiomas.

Quando a segunda etapa for concluída, a energia produzida representará a 40% do consumo do Campus Marco Zero.

A universidade ainda tem outro projeto no segmento solar, que prevê a instalação de 1,39 MWp (Megawatts-pico) em usinas solares. O projeto segue o compromisso da gestão do reitor da UNIFAP, Prof. Dr. Júlio César Sá de Oliveira, que busca “implementar programas de sustentabilidade ambiental na universidade, assim como promover ações para a comunidade institucional através da redução e reutilização de recursos e energia”.

O investimento foi possível a partir de recursos disponibilizados pelo Senador Lucas Barreto, destinados para atender as demandas da Universidade Federal do Amapá. A estimativa é que a UNIFAP produza, de forma autônoma, 167.328 kWh por mês, representando uma redução estimada de 29% na conta de luz do campus.

As plantas serão conectadas à rede de média tensão da CEA (Companhia Eletricidade do Amapá), através do sistema ongrid que distribui o excesso produzido para a rede elétrica estadual.

No total, serão instalados 1.584 painéis da BYD em frente ao prédio do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas e cerca de 2.500 módulos nos telhados de prédios da UNIFAP.


financiamento-para-energia-solar-bv-2-1.jpg
0 visualização0 comentário

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page