Instalação fotovoltaica da UFV São Gonçalo 4 faz parte do complexo solar de 608 MW
A cidade de São Gonçalo do Gurgueia, no estado do Piauí, foi o município escolhido pela geradora Enel Green Power para iniciar a operação comercial da usina solar de 50 MW no Brasil.
A decisão, que teve o aval da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), envolve 18 unidades geradoras de aproximadamente 2,7 MW, totalizando os 50 MW de potência instalada.
A empresa colocou em operação uma seção de 475 MW do complexo São Gonçalo, considerado a maior instalação fotovoltaica solar da América do Sul, bem como a primeira planta da Enel no país a usar módulos solares bifaciais no início deste ano. Da capacidade operacional, 265 MW são suportados por contratos de fornecimento de energia (PPAs) de 20 anos com várias empresas.
Quando totalmente em funcionamento, a usina deve gerar cerca de 1.500 GWh por ano e ser capaz de evitar mais de 860 mil toneladas de emissões de dióxido de carbono (CO2) anualmente.
“Vamos continuar tendo um papel fundamental no desenvolvimento do setor fotovoltaico do Brasil, que é central para a diversificação e resiliência do mix de geração do país”, afirmou Antonio Cammisecra, executivo da Enel Green Power.
Atendendo à solicitação da empresa SZO Empreendimentos, a Agência também deliberou a operação de duas turbinas de 1,5 MW da CGH Izabel, somando 3,1 MW de capacidade no município de Pindamonhangaba, São Paulo.
Já a central eólica Vila Piauí I, com três aerogeradores de 4,2 MW, foi autorizada a operar sob regime de testes, totalizando 12,6 MW em Serra do Mel, no Rio Grande do Norte. O projeto pertence à sociedade Vila Piauí 1 Empreendimentos e Participações.
A Enel atua no Brasil com geração, distribuição e transmissão de energia. O grupo atende mais de 17 milhões de clientes por meio de subsidiárias localizadas nos estados: São Paulo, Ceará, Rio e Goiás. No setor de geração, o grupo trabalha com produção de energia solar e eólica e também opera duas linhas de transmissão que conectam o país à Argentina.
A Enel Green Power é a empresa do Grupo Enel totalmente dedicada ao desenvolvimento e à gestão de fontes de energia renováveis em âmbito internacional, com operações na Europa, nas Américas, na África e na Ásia. Com uma capacidade de geração de aproximadamente 32 bilhões de kWh em 2014 a partir de fontes hídricas, solares, eólicas e geotérmicas – o suficiente para atender às necessidades de energia de mais de 11 milhões de lares – a Enel Green Power é uma empresa líder mundial no setor, graças ao seu mix de produção bem equilibrado, proporcionando volumes de geração bem acima da média do setor.
A empresa tem uma capacidade instalada de cerca de 10.000 MW a partir de uma mistura de recursos, incluindo energia eólica, solar, hidroelétrica, geotérmica e biomassa. A empresa tem cerca de 740 usinas operando em 17 países.
Na América Latina, a Enel Green Power opera usinas de energia renovável no Brasil, Chile, Costa Rica, Guatemala, México, Panamá e Uruguai, com uma capacidade total instalada de mais de 2.000 MW atualmente. Além de 50 MW recém-adicionados no Uruguai, a companhia opera 442 MW de capacidade eólica instalada no México, 283 MW no Brasil, 340 MW no Chile, 24 MW na Costa Rica.
A companhia também tem 732 MW de energia hidrelétrica e 178 MW de capacidade solar instalada em toda a região. A Enel Green Power, que tem um século de experiência em energia geotermal, está construindo a unidade de 38 MW de Cerro Pabellon no Chile, a primeira usina geotérmica da América do Sul, com a petrolífera nacional ENAP.
Opmerkingen