Os projetos integram cluster híbrido com projetos eólicos que já operam, somando 320 MW
No estado do Rio Grande do Norte, a Voltalia começou a construção das usinas Solar Serra do Mel 1 (SSM 1) e Solar Serra do Mel 2 (SSM 2). Os dois projetos, em conjunto, somam mais de 320 megawatts (MW). As plantas compõem o Cluster Serra Branca, que conta com capacidade total de 2,4 GW e possui vários parques eólicos operando e centenas de megawatts sendo desenvolvidos.
A empresa espera que o comissionamento aconteça no primeiro semestre de 2022. Ambos os projetos possuem cinco contratos privados de venda de energia de longo prazo, contando com clientes como Braskem e Copel.
Serra Branca é um cluster híbrido e se situa entre os municípios de Areia Branca e Serra do Mel. A empresa deseja aumentar a produção de energia para o desenvolvimento de projetos mais competitivos no mercado.
“As duas fontes de energia são complementares, uma vez que a produção eólica ocorre, predominantemente, durante a noite. Com isso, pretendemos aproveitar essa sinergia das fontes, além do compartilhamento da mesma estrutura de escoamento de energia, para desenvolver projetos mais competitivos e rentáveis para o mercado”, comentou o CEO da Voltalia no Brasil, Robert Klein.
No Brasil, o Cluster não é o primeiro projeto híbrido da empresa. Voltalia tem uma usina solar (4MW) e uma térmica (12 MW) no sistema isolado do Oiapoque, no Amapá. A usina fotovoltaica teve sua instalação realizada no ano de 2017 e ocupa uma área de 70 mil m².
Comments