Proposta é atender as empresas da cadeia de fornecimento da rede varejista
Por Ricardo Casarin
O Walmart e a Schneider Electric anunciaram um programa para facilitar o acesso à energia renovável aos fornecedores da varejista nos Estados Unidos. A iniciativa, batizada de Gigaton PPA, foi desenvolvida para acelerar a adoção de fontes de geração limpa pelos aderentes, disponibilizando fatias menores de contratos de compra de energia. O modelo visa superar as barreiras que pequenas empresas enfrentam ao tentar acessar esse mercado individualmente, como a falta de conhecimento e escala.
O programa apoia diretamente o projeto Gigaton do Walmart, que tem como meta evitar a emissão de um bilhão de toneladas de dióxido de carbono de toda a cadeia de valor da companhia até 2030. Atualmente, mais de 2300 fornecedores de 50 países estão participando dessa iniciativa. Foi evitada a emissão de 230 milhões de toneladas de emissões acumuladas desde 2017, mais de 20% da meta.
“O programa Gigaton PPA é o tipo de ação inovadora necessária para ajudar nossos fornecedores a tomar o próximo passo em direção a redução das emissões, possibilitando a construção de um futuro mais sustentável”, declarou o diretor sênior de sustentabilidade do Walmart, Zach Freeze. “Por meio de trabalho da Schneider Eletric com nossa base de fornecedores, o programa busca democratizar o acesso à energia renovável e acelerar seu uso.”
No programa, será utilizada a NEO Network, uma plataforma colaborativa global da Schneider Eletric com mais de 300 compradores de energias renováveis e provedores de soluções. A companhia vai oferecer serviços de consultoria, auxiliando os fornecedores do Walmart na seleção de projetos e na concretização da compra de energia.
“É uma honra trabalhar com o Walmart nesse programa revolucionário”, afirmou o vice-presidente sênior da Schneider Electric, Steve Wilhite. “A companhia está demonstrando uma importante liderança ao melhorar o acesso as fontes renováveis aos seus fornecedores. O programa tem como meta trazer um volume expressivo de geração solar e eólica para a rede no momento em que ações contra as mudanças climáticas são mais urgentes.”
O Walmart tem como meta ter 50% de seu abastecimento de energia fornecido por fontes renováveis até 2025. Atualmente, essa fatia já é de 29%. A empresa e a Schneider Eletric também são membros da Renewable Energy Buyer’s Alliance, uma coalização que atua para aproximar compradores e fornecedores de energia renovável.
Comments