Acordo prevê entrega dos complexos solares de 7 MW e 8 MW para final de 2020 em Minas Gerais
Por Ricardo Casarin
A WEG assinou um contrato de fornecimento de equipamentos com a Nebras Power e com a Canadian Solar. O acordo prevê entrega de eletrocentros solares de 7 MW e 8 MW para final de 2020 e um faturamento de R$ 30 milhões para a companhia brasileira. O Portal Solar apurou com a empresa que o projeto será intalado no estado de Minas Gerais. Os equipamentos fornecidos serão conversores solares centrais de 1500V em containers, integrantes da linha de produtos da WEG.
Por meio de nota, o diretor superintendente da WEG Automação, Manfred Peter Johann, explicou que os equipamentos são inversores totalmente desenvolvidos e fabricados no Brasil. “O contrato não só reitera a preferência e a confiança do cliente nos produtos e serviços da companhia, como também abre oportunidades para novas parcerias no segmento solar, inclusive em projetos fora do Brasil.” A empresa respondeu para a reportagem que essa perspectiva de fornecimento para novos projetos de geração centralizada em outros países “está em avaliação.”
No final de julho, durante a divulgação de resultados do segundo trimestre, o gerente de relação com investidores da WEG, André Salgueiro, declarou que a a maior parte dos empreendimentos de geração solar dos leilões de 2018 e 2019 ainda não definiram seus fornecedores, o que aponta para um mercado com diversas oportunidades.
“O fato é que, por conta de fatores como câmbio e a redução de consumo de energia durante a quarentena, não há tanto incentivo para antecipar esses projetos para vender no mercado livre. A tendência é ter uma espera maior e que os projetos sejam concluídos mais próximos ao prazo regulatório, ao longo dos próximos anos. As perspectivas continuam boas no médio e curto prazo, com alguns impactos no curto prazo por conta da crise e da pandemia”, afirmou na ocasião.
A WEG assinalou que a área de geração, transmissão e distribuição (GTD) foi o segmento de maior destaque no resultado financeiro do trimestre, com grande parte das receitas ligadas à equipamentos de ciclo longo, principalmente em transformadores e subestações entregues para projetos importantes ligados aos leilões realizados nos últimos anos.
Em 2017 e 2018 a WEG forneceu as subestações elevadoras de alta tensão para as usinas fotovoltaicas de Pirapora (MG) e Guimarânia (MG) respectivamente, e está construindo a subestação para a usina de Salgueiro (PE), também controlados pela Nebras Power e Canadian Solar. No exterior, a companhia está fornecendo subestações para os projetos Horus, Tastiota e El Mayo, no México.
No Brasil, a Nebras Power possui uma participação majoritária em quatro projetos solares bifaciais que, em operação comercial, compreenderão o maior portfólio solar da América Latina. Já a Canadian Solar totaliza aproximadamente 1,0 GWp de projetos de energia solar no país.
Comments