Iniciativa integra o Projeto VEM Paraná, realizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Fundação Parque Tecnológico do Itaipu (FPTI) e pelo Governo do Estado
Por Ricardo Casarin
A WEG forneceu 10 estações de recarga da linha WEMOB – WEG Electric Mobility, para serem instaladas na região metropolitana de Curitiba, em iniciativa integrante do Projeto VEM Paraná, realizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Fundação Parque Tecnológico do Itaipu (FPTI) e pelo Governo do Estado do Paraná, para estimular a adoção de políticas sustentáveis e a difusão de modelos de negócios inovadores em mobilidade urbana.
Saiba mais: Células solares
“A mobilidade elétrica é uma tendência mundial e precisamos preparar nossas cidades para esse novo cenário. Projetos como este além de estimular a adoção de políticas sustentáveis, são fundamentais para testar a usabilidade das tecnologias em ambiente real, com grande circulação de pessoas e veículos”, disse o diretor da WEG automação, Manfred Petter Johann.
As estações vão recarregar inicialmente 10 carros elétricos modelo Zoe, da Renault, que foram entregues pela ABDI ao governo paranaense. Os veículos serão incorporados à frota pública do estado para uso compartilhado das demandas da Secretaria Estadual de Saúde.
Saiba mais: Usina solar
Com capacidade de até 22kW e possibilidade de recarregar dois veículos simultaneamente, permitindo ainda gerenciamento remoto via plataforma IoT na nuvem, a linha WEMOB disponibiliza todas as medições de energia com controle de acesso autenticado para o uso compartilhado.
“O Paraná está na vanguarda da inovação, produzindo ideias e construindo estruturas e infraestruturas necessárias para a adoção de tecnologias”, afirmou o presidente da ABDI, Igor Calvet, durante o lançamento do projeto.
O Governador do Paraná, Ratinho Júnior, declarou que o estado é pioneiro em sustentabilidade na mobilidade urbana. “Nós fomos o primeiro estado a fazer isenção de IPVA para carros elétricos. Temos também a maior eletrovia do país. Essa inovação que estamos fazendo em parceria com a ABDI é motivo de orgulho e é muito importante, em especial nesse momento da pandemia.”
O Paraná é a segunda unidade da federação a firmar parceria com a ABDI em um projeto de implantação de carros elétricos. No ano passado, uma iniciativa nos mesmos moldes foi realizada no Distrito Federal, onde foram fornecidos 16 carros elétricos do modelo Twizy, da Renault, e 35 estações de recarga da WEG, também da linha WEMOB.
Comments