Empresa colocou em operação cinco empreendimentos fotovoltaicos em 2019 em Minas Gerais
A Órigo Energia conectou cinco fazendas solares no ano de 2019 em Minas Gerais. A última unidade entrou em operação no dia 27 de dezembro, localizada na cidade de Manga, Norte do estado mineiro. Com potência instalada de 5 megawatts (MW), o empreendimento terá a capacidade de abastecer em torno de 400 clientes, entre pequenas e médias empresas. Os cinco projetos somaram um investimento de R$ 100 milhões em 2019. Esse mesmo valor será investido pela empresa neste ano, e a primeira fazenda solar está prevista para ser construída em março.
Hoje, a companhia lidera o segmento de geração distribuída compartilhada no País. Em julho de 2019, a Órigo Energia colocou em operação uma fazenda solar, localizada na cidade de Francisco Sá, Minas Gerais, ligada à rede de distribuição da Cemig.
Com o mesmo objetivo da unidade de Manga, o sistema está beneficiando aproximadamente 400 pequenas e médias empresas com o formato de assinatura de energia solar oferecido pela empresa, o que pode representar cerca de 10% de economia na conta de luz na comparação com o modelo tradicional, sem realizar nenhum investimento.
Com 19.920 placas fotovoltaicas, a fazenda solar tem capacidade para gerar 5 MW de energia, poupando a emissão de 11 toneladas de CO² ao mês. Fundada em 2010 a Órigo oferece soluções de energia solar para residências e empresas. Atualmente, a Órigo Energia opera com três modelos de negócio: Fazenda Solar, iniciativa inovadora que oferece planos de assinatura mensal para geração de energia solar, voltada para empresários de Minas Gerais; Telhado Solar, para empreendimentos residenciais e comerciais e Projetos Especiais Offgrid. A expectativa da empresa é atingir 1 GWp de geração de energia nos próximos três anos.
Hoje, as operações de geração de energia da Órigo somam 592.896 kWh por mês, gerando uma economia de R$ 5,3 milhões aos seus clientes, evitando a emissão de 13.905 toneladas de CO².
Minas Gerais é o estado que lidera a geração distribuída da energia limpa. Segundo dados de 2019 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (Absolar), três cidades do estado mineiro estão presentes no ranking das dez cidades em potência instalada por geração distribuída do país. São 241,9MH instalados.
Essa liderança de Minas Gerais deve-se aos grandes incentivos do governo do estado, que foi pioneiro em conceder isenção do ICMS para projetos de energia fotovoltaica.
A cidade mineira com maior número de instalações de sistema é Uberlândia, com um total de 14,8MW instalados, seguida da capital Belo Horizonte que possui 10,3MW e Buritizeiro (uma cidade com menos de 30 mil habitantes) com 8,8MW.
Comments