Os filmes serão projetados em uma sala de cinema móvel que conta com sistema de abastecimento elétrico por meio da energia solar fotovoltaica
Pela primeira vez, a VI Mostra Anima Cinemão será realizada fora da cidade do Rio de Janeiro, abarcando diferentes lugares do estado. O projeto passará não só por bairros da Zona Oeste – como Curicica, Recreio, Vargem Grande e Sepetiba – mas também por Niterói, Búzios, Paraty, Visconde de Mauá e Maringá.
Seguindo todos os protocolos de distanciamento social, as exibições serão sempre ao ar livre e irão ocorrer entre os dias 12 e 31 de março. O canal da mostra no Instagram, o @cinemaosolar, será responsável por transmitir ao vivo todas as sessões presenciais.
A mostra ocorrerá em uma sala de cinema móvel que passou a ser abastecida por energia solar em dezembro de 2020, primeira do Rio de Janeiro nesse modelo, a qual recebeu o nome de Cinemão. Ela é composta por um sistema de som 2.1 com 5.000 w de potência, um telão inflável (8 x 6 m) e um carro utilitário aparelhado para a projeção de filmes, equipado com projetor de alto desempenho.
O projeto elaborou um gerador fotovoltaico responsável por abastecer todo o sistema de projeção de filmes. Esse gerador funciona por meio de um sistema off-grid capaz de armazenar a energia produzida pelas placas em uma série de baterias. Além disso, ele foi desenvolvido em cima de uma estrutura de carreta com 5 metros de comprimento, 10 inversores de carga, 10 baterias de lítio e 10 placas solares.
A estrutura foi criada pelo técnico francês David Bernard e idealizada por Cid César Augusto. “É o que há de mais moderno em sistema fotovoltaico off grid. Garantimos com esse equipamento até 6 mil watts de potência”, afirma Cid, recordando que, desde 2012, o Cinemão está em funcionamento, liderando a maior quantidade de intervenções cinematográficas em espaços populares e públicos no território carioca.
A primeira exibição acontecerá no dia 12 de março em Vargem Grande (RJ). Os 17 filmes escolhidos têm classificação livre e são curtas-metragens. Em relação à escolha das obras, a curadoria do projeto priorizou filmes nacionais, sobretudo a produção fluminense.
Commenti