Acordo prevê investimento de R$ 881 milhões no País
A Atlas Renewable Energy e a Anglo American anunciaram a assinatura de um contrato de aquisição de energia solar para alimentar as operações da mineradora no Brasil. O acordo prevê investimento de R$ 881 milhões. “Com esta iniciativa, e o contrato para a construção de uma usina eólica na Bahia, assinado em dezembro, agora obteremos 90% de nossa energia de fontes renováveis, o que levará a uma redução de 40% nas emissões de CO2 associadas às nossas atividades”, comentou, por meio de nota, o CEO da Anglo American no Brasil, Wilfred Bruijn.
O fornecimento de energia limpa ocorrerá por meio da usina solar fotovoltaica da Atlas Casablanca, localizada no município de Pirapora (MG), que deve fornecer cerca de 9 TWh no prazo do contrato, que será de 15 anos e terá início em 2022. As obras terão início ainda neste ano.
De acordo com a Atlas, a usina fará uso de módulos bifaciais, uma tecnologia em que os painéis usam o reflexo dos raios solares dos lados dianteiro e traseiro, melhorando a eficiência da conversão fotoelétrica e, assim, aumentando a geração e a eficiência da usina.
A planta solar terá uma capacidade instalada de 330MW com mais de 800 mil módulos. O contrato faz parte da estratégia da Anglo American de criar uma mina sustentável e atingir a meta de reduzir todas as suas emissões de CO2 em 30% até 2030. “A energia renovável está mudando o modo de fornecer energia limpa e de baixo custo para o grande grupo de empresas que desejam reduzir sua pegada de carbono”, declarou o CEO da Atlas Renewable Energy, Carlos Barrera.
O diretor comercial da Atlas, Luis Ballester, comentou que o setor industrial brasileiro não está apenas ciente da necessidade de maximizar sua eficiência, mas também está preocupado com sua pegada de carbono. “É aqui que uma empresa como a Atlas entra em cena, pois temos a experiência e os recursos financeiros para fornecer um diferencial importante para empresas conscientes ao implementar soluções de energia limpa do desenvolvimento à operação”.
Comments