top of page

Até o fim do semestre, UFV e UFMG irão finalizar projetos fotovoltaicos

grupomotaservicos
Até o fim do semestre, UFV e UFMG irão finalizar projetos fotovoltaicos

Estima-se que, por ano, as usinas de geração solar retratem uma economia de quase meio milhão de reais

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) irão finalizar, até o fim do primeiro semestre, a instalação de usinas fotovoltaicas destinadas ao abastecimento de suas unidades. As instituições estimam que os empreendimentos, elaborados pela Ownergy Solar, além de colaborarem para o desenvolvimento acadêmico dos discentes, irão representar uma economia aos cofres públicos de quase R$ 500 mil por ano.

A usina da UFMG, instalada no telhado do Centro de Atividade Didática, situado no campus Pampulha, abrangerá uma área total de 2.015 m2, com cerca de 700 módulos fotovoltaicos. Segundo Braz de Jesus, professor titular de engenharia elétrica da UFMG, a instalação será capaz de responder ao consumo total dos três prédios do CAD com sua potência de 278 kWp. Além disso, a geração excedente será injetada na rede, resultando no abatimento do consumo em demais prédios da instituição.

“Estamos transformando o campus da Pampulha em um grande laboratório e, a cada dia, avançamos mais no desenvolvimento de uma minirrede de energia. Esse tópico, inclusive, é discutido atualmente pelo mundo inteiro”, disse Braz.

“Essas minirredes podem ser utilizadas pela concessionária de energia, no nosso caso pela Cemig, ajudando a suprir o consumo de instalações vizinhas, na estabilização da tensão no sistema, e passa a ser vista pela concessionária não apenas como uma unidade consumidora, mas também geradora e com capacidade de auxiliá-la”, explicou o professor.

O projeto também carrega o objetivo de colaborar como fonte de pesquisa para os discentes. “Vai muito além da redução de gastos com a energia. Isso nos ajuda a servir como vitrine para outras instituições que queiram caminhar na direção de uma operação mais flexível do que observamos hoje com o nosso padrão de consumo direto da concessionária. Esse desenvolvimento coloca a universidade em um patamar nacional e internacional de muita visibilidade”, destaca Braz.

Já na UFV, o projeto engloba o plano de eficiência energética da instituição, que foi separado em etapas. Com entrega que deverá ser realizada até o fim de maio, a primeira etapa estará nos três campi da universidade, situados no Rio Paranaíba, nas cidades de Florestal e em uma porção do campus principal, localizado em Viçosa.

No total, as duas usinas terão 1.600 módulos de captação, disseminados em uma área de quase 7.000 m2. “A potência total instalada nas unidades da UFV irá alcançar 660 kWp, o suficiente para abastecer, aproximadamente, 450 residências com consumo médio de R$ 170 mensais com energia elétrica”, sublinha Leandro Maia, diretor de gestão integrada da Ownergy Solar.


financiamento-para-energia-solar-bv-2-1.jpg
1 visualização0 comentário

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page