BYD é a maior fabricante mundial de baterias recarregáveis. Essas três letras representam a expressão “Build Your Dreams” (“Construa Seus Sonhos”, em tradução livre) e aparentemente o sonho da fabricante era construir uma bateria para energia solar e vendê-la no mundo todo, porque é exatamente isso o que eles estão fazendo com seus sistema de baterias solar “B-box”.
Existem duas linhas de bateria solar: as B-Box de Alta Voltagem (HV) e as de Baixa Voltagem (LV), cada uma com uma variedade de capacidade de armazenamento.
A linha de bateria solar da BYD mais provável de ser utilizada para armazenamento de energia fotovoltaica em residências é a “B-Box LV Residencial”, que vem em 4 tamanhos. A menor é a B-Box 2.5 com 2,45 kWh de armazenamento utilizável, e a maior, a B-Box 10 com 9,8 kWh.
As baterias solares B-Box acumulam maior potência por kilowatt-hora de armazenamento do que quase qualquer outro sistema concorrente, e são feitas de fosfato de ferro-lítio, que é a composição de lítio mais segura em função da extrema dificuldade para o usuário conseguir incendiá-las.
Até agora, a BYD só confirmou o preço de varejo na Australia para o B-Box 10, que é de US $ 6.550, incluindo impostos.
BYD É UMA DAS GIGANTES CHINESAS
BYD é uma empresa chinesa maciça com sede em Shenzhen, uma cidade de 12 milhões de pessoas, imediatamente ao norte de Hong Kong. Muitas pessoas não ouviram falar de BYD apesar dessa empresa ser maior do que a Tesla. A BYD tem cerca de 220 mil funcionários e valor de mercado de cerca de US $ 22 bilhões. É tanto dinheiro que, se pegasse essa quantia em notas de US $ 100 e as colocasse lado a lado, elas percorreriam todo caminho de São Paulo até Manaus. A BYD fabrica baterias, luzes LED, painéis solares, trens e monotrilhos.
Eles não produzem apenas mais baterias do que a Tesla, como também as baterias mais recarregáveis do mundo. Isso de acordo com a própria BYD. Quando alguém diz um número assim, imediatamente surge a pergunta se eles estão falando sobre a quantidade de células produzidas ou a capacidade total, mas, de qualquer maneira, a BYD é uma gigante no ramo de baterias solares, e não uma aventureira no setor.
Eles também são a maior produtora mundial de carros elétricos, vendendo cerca de 100 mil unidades em 2016, enquanto a Tesla vendeu cerca de 76 mil.
Além disso, a BYD acaba de inaugurar uma fábrica de painéis fotovoltaicos em Campinas este ano. A fábrica foca a sua produção em painéis solares vidro-vidro (sem a tradicional moldura de alumínio), que assegura uma vida útil maior às placas solares.
A bateria solar da BYD – B-Box, utiliza a composição da bateria de lítio mais segura
As baterias para energia solar B-Boxes são feitas de fosfato de ferro-lítio. Esta é a química de lítio mais segura, pois é muito difícil de superaquecer, cenário onde as baterias aumentam incontrolavelmente a temperatura e pegam fogo.
Se alguém lhe disser que as baterias de fosfato de ferro-lítio ao superaquecimento, isso não é verdade. No entanto, como essas baterias precisam de uma temperatura de mais de 480°C para sofrer perda térmica, elas são muito mais seguras do que as baterias de lítio perigosamente instáveis que usamos em nossos telefones e laptops.
Os carros elétricos chineses normalmente usam baterias LiFePO4 (fosfato de ferro de lítio) e não as baterias de NMC (lítio níquel manganês cobalto) de maior desempenho usadas por Tesla e outros. Isso torna os veículos elétricos chineses mais simples e mais baratos – embora com desempenho reduzido.
Mas isso significa que a China está obtendo muito conhecimento produzindo baterias de lítio e fosfato de ferro e que, acreditamos, logo se tornarão as mais baratas e melhores para o armazenamento estacionário de energia fotovoltaica.
Especificações da Bateria Solar da BYD – B-Box LV Residencial
Aqui está uma tabela disponível em um folheto da bateria solar da BYD, em inglês, e que mostra as especificações técnicas dos sistemas B-Box LV residenciais.
Veja também: Bateria residencial
A bateria solar da BYD – B-Box LV Residencial precisa de um inversor
A bateria para energia solar B-Box LV Residencial não é composto apenas por uma bateria. Na compra, você obtém baterias de lítio e ferro-fosfato, um gabinete e sistema de gerenciamento de bateria. Isso é muito melhor do que apenas uma pilha de baterias, mas, para que o conjunto funcione, você precisará de um inversor híbrido compatível e claro o seu painel solar.
A BYD diz que os inversores compatíveis são SMA, GoodWe, SolaX e Victron. Disseram também que outros inversores compatíveis serão anunciados em breve. Como a BYD é uma grande empresa, existe uma ótima chance de isso realmente acontecer.
O inversor correto permitirá a conexão em corrente continua (CC) da placa solar com as baterias solares durante os apagãos, desta forma você nunca mais ficará sem luz em sua casa. Essas baterias solares da BYD também funcionam com conexão em corrente alternada (CA), ou seja, conectada na rede da sua casa como se fossem um grande “no-break”.
Bateria para energia solar com alta potência de saída
As B-Box têm alta potência de saída. Até onde se sabe, só é excedida pela BMZ ESS3.0 feita na Alemanha. A capacidade contínua que as B-Box podem fornecer é igual à sua capacidade de armazenamento nominal. Isso significa que a B-Box 10 pode fornecer 10,24 kilowatts de energia continuamente, e passar de completamente carregada para vazia em pouco mais de 57 minutos. Para os engenheiros de plantão: isto realmente é muito impressionante!
A potência pico desta bateria solar da BYD também é excelente. Elas podem dar duas vezes sua saída contínua por 3 minutos, o que é muito melhor do que a maioria das baterias para energia solar.
Quando fora da rede, também é extremamente útil para bombas, aparelhos de ar-condicionado e outros dispositivos com motores elétricos.
O alto consumo de energia significa que menos eletricidade é extraída da rede quando a demanda doméstica é alta ou, se usada fora da rede, a gerência de cargas é mais fácil. Ela também oferece uma vantagem para aqueles que podem vender eletricidade para a rede durante períodos limitados, usando um sistema específico para esta função. A maior quantidade de energia permite vender mais eletricidade durante esses breves períodos ( como em horários de pico das 17:00 às 20:00).
Infelizmente, a quantidade de energia que a B-Box pode fornecer e a rapidez com que ela pode carregar é limitada pelo inversor ao qual ela está conectada.
Bateria Solar da BYD – B-Box LV residencial: tamanho, peso e resistência ao tempo
A B-Box LV Residential não é um sistema de bateria pequeno. Tem 173 cm de altura, 62 cm de largura e 32 cm de profundidade. Isso é mais ou menos a altura e largura de uma geladeira, mas com apenas metade da profundidade. Não importa se é o B-Box 2.5 ou o B-Box 10, o tamanho do gabinete é o mesmo. O peso começa em 100 kg para o B-Box 2.5 e aumenta em intervalos de 35 kg até o B-Box 10 chegar em 205 kg.
A classificação de Proteção de Entrada do gabinete é IP55, o que significa que é adequado para instalação interna ou externa.
A faixa de temperatura operacional da bateria BYD pode ser um problema
O manual da BYD afirma que as baterias solares B-Boxes têm uma faixa de temperatura operacional de 0 a 50 graus. Se isso se refere à temperatura da própria bateria, a instalação em qualquer lugar do Brasil pode ser realizada sem nenhum problema. Mesmo que a temperatura do ar ocasionalmente caia abaixo do congelamento, a massa térmica das baterias irá impedi-las de fazer o mesmo.
Mas o documento de garantia da B-Box diz que, para que a garantia se aplique:
“4.7 A temperatura ambiente durante a operação do produto não deve exceder o intervalo entre 0? ~ 50?…”
Isso é muito diferente, porque a temperatura ambiente refere-se à temperatura do ar local, o que significa que em locais onde a temperatura alcance situações extremas, a bateria não poderia ser instalada.
Apesar da bateria solar da BYD de fosfato de ferro-lítio ser mais resistentes à deterioração causada pelo calor que outras baterias de lítio, ainda é uma boa ideia instalá-la fora da luz solar direta.
Esta bateria solar da BYD não tem ventilador e nenhum sistema de resfriamento ativo. O manual da BYD diz que a bateria é “refrigerada pela natureza”, termo não muito correto pela falta de clareza.
Como não há resfriamento ativo nem ventilador, o processo inteiro da bateria solar da BYD deve ser completamente silencioso.
Veja sobre: Quanto custa uma bateria solar
E quanto a Eficiência desta bateria solar da BYD? Nenhuma ideia….
Uma informação que a BYD não oferece é a eficiência das suas baterias. Presumimos que isso aconteça porque não tenha nada de especial. A eficiência de ida e volta de uma bateria de fosfato de ferro-lítio é normalmente de cerca de 92%. Isso significa que, por cada 100 quilowatts-hora de energia colocada na bateria, serão perdidos 8 kilowatts-hora. Uma pequena quantidade de energia também será perdida pelo seu inversor híbrido, de modo que a eficiência geral do sistema pode ser de cerca de 89%.
Versões de alta voltagem e profissional
Além das baterias B-Box LV Residencial existem dois outros tipos de bateria solar da BYD: a B-Box HV e a B-Box Profissional.
A bateria solar da BYD – B-Box HV precisa de um armazenamento Sunny Boy
A B-Box HV possui um conversor CC incorporado, o que significa que ela pode aceitar uma tensão CC mais alta do que outras baterias. A desvantagem desta bateria solar da BYD para tensões mais altas é que a única maneira de ser conectada a uma casa, no momento, é através de um inversor de bateria Sunny Boy Storage. Enquanto essa solução permite que seja acoplado CA a qualquer casa, independentemente do tipo de inversor que o sistema solar do telhado tenha, ela limita o carregamento e a descarga do BV Box HV para 2,5 quilowatts. Como o menor B-Box HV tem uma saída de energia contínua de 5,6 quilowatts, isso significa que o Sunny Boy Storage não será capaz de fornecer nem a metade de sua potência contínua ideal.
Existem 5 modelos B-Box HV. O menor tem 5,26 quilowatts-hora de armazenamento utilizável, enquanto o maior tem 9,47.
Assim como a B-Box LV Residential, pode ser instalada no interior ou no exterior.
A B-Box Professional – Não Pode ser Molhada
A B-Box Professional é muito semelhante à B-Box LV Residential, mas sua capacidade pode dar um passo a mais. Além disso, seu gabinete é preto e agachado.
Infelizmente, como a classificação de proteção do gabinete é de IP20, ela só pode ser instalada em locais fechados e não pode ser exposta à água.
Com 88 cm de altura, 60 cm de largura e 51 cm de profundidade, ocupa mais espaço do que os outros dois tipos.
A garantia das baterias solares B-Box
O manual BYD afirma que a garantia B-Box é de 10 anos ou até que forneça 2.500 kWh de eletricidade armazenada para cada kWh de Armazenamento nominal. A garantia promete que, até o final, a bateria solar da BYD B-Box manterá pelo menos 60% de sua capacidade utilizável original.
Este gráfico e tabela do documento de garantia define tudo:
A garantia declara que a BYD irá reparar ou substituir B-Box defeituosas, ou se não o fizerem, vão substituí-la por algo similar ou dar um reembolso pré-avaliado.
Preço do kWh médio da Bateria Solar da BYD – B-Box
A BYD colocou o preço de US $ 6,550,00 incluindo impostos (isso no mercado de varejo Australiano) para a B-Box 10. Ou seja, um custo médio de U$ 670/kWh de capacidade de armazenagem. Colocando de uma forma simples, esta bateria juntada a um gerador de energia solar de 5kWh seria capaz te tirar da rede uma casa que possui uma conta de luz de aproximadamente R$ 400,00.
ENCONTRE FORNECEDORES DE ENERGIA SOLAR
O Portal Solar, maior portal de energia solar no Brasil, coloca você em contato com as principais e mais qualificadas empresas de energia solar em sua região. Encontre o fornecedor mais perto de você e preencha corretamente o nosso formulário de orçamentos que será encaminhado para a empresa. O serviço é gratuito e tem como objetivo te ajudar a encontrar as melhores soluções no mercado. Clique no botão abaixo:
Comments