A diretoria do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social aprovou flexibilização de regras de nacionalização de conteúdo para fabricação de painéis fotovoltaicos e projetos de usinas de energia solar.
O Banco já estudava a um bom tempo formas de traze a produção nacional de células fotovoltaicas e painéis fotovoltaicos para o Brasil. A medida adotada é semelhante ao que foi feito para a energia eólica no passado incentivando a indústria nacional a crescer.
O BNDES entende que a flexibilização de conteúdo nacional nos equipamentos, que hoje era de 60%, é o caminho a se seguir para viabilizar a produção de células e painéis fotovoltaicos no Brasil. Uma das principais razões ao nosso ver é devido ao fato de que hoje não existe uma indústria de energia solar no Brasil que possa fornecer a cadeia completa de maquinas para se fabricar painéis fotovoltaicos no Brasil. A grande maioria desses equipamentos tem origem européia e anos de P&D.
SOBRE A PRODUÇÃO DE PAINÉIS FOTOVOLTAICOS: As principais etapas para produção de painéis fotovoltaicos tradicionais (silício cristalino) são, nesta ordem:
1 – Purificação do silício 2 – Cristalização do silício purificado 3 – Linha de wafers (Laminas de silício). Etapa onde o lingote de silício é “fatiado” em laminas. 4 – Linha de células. Etapa de tratamento químico das células para que elas se tornem “geradoras de energia” 5 – Linha de módulos (painéis), onde junta-se os insumos (células, vidro, alumínio, EVA, caixa de Junção, etc.) e monta-se os painéis fotovoltaicos.
Das etapas mencionadas acima, a purificação e a cristalização são etapas onde o uso de energia elétrica é significativamente alto. Portanto, o fornecimento de energia dessas linhas deve ser feito a custos baixos para viabilizar o processo. A Itaipu Binacional possui um projeto chamado “Green Silicon” que pretende desenvolver estas duas parte da cadeia produtiva de painéis fotovoltaicos. Quando este projeto for viabilizado servirá de base para toda a indústria nacional de painéis fotovoltaicos.
Das etapas 3,4 e 5, a parte onde se agrega mais valor, esta na linha de células.
Estas medidas adotadas pelo BDNES devem fomentar a fabricação de painéis fotovoltaicos no Brasil. Assim ajudando o pais a diversificar a sua matriz energética.
Veja mais:
Comments