top of page

Brasil deve investir em biocombustíveis, mas sem perder o foco da tendência de eletrificação

grupomotaservicos
Brasil deve investir em biocombustíveis, mas sem perder o foco da tendência de eletrificação

Leandro Siqueira, vice-presidente da Volkswagen Caminhões & Ônibus, reafirma tendência a veículos elétricos em evento promovido pela KPMG

O vice-presidente de estratégia corporativa, planejamento de produto e digitalização da Volkswagen Caminhões & Ônibus, Leandro Siqueira, afirma que “o Brasil deve investir no desenvolvimento de biocombustíveis, mas sem perder de vista a tendência global de eletrificação e outras tecnologias que estão transformando a indústria de transporte”.

A fala foi feita em um painel no qual se debatia o futuro da matriz energética da indústria automotiva brasileira durante a 9ª Conferência de Energia e Recursos Naturais na América Latina, evento promovido pela KPMG, no dia 17 de setembro.

Leandro acredita que a descarbonização dos transportes não será a partir de apenas uma tecnologia. Apesar do etanol ser uma boa solução para o país, as outras alternativas não deverão ser ignoradas. “Temos uma especificidade no País, mas não podemos ficar isolados com soluções exclusivas. Temos que casar isso com o resto do mundo.”

O empresário também considera que esse direcionamento deve ser discutido em parceria com governo e indústria. “Nós temos que planejar qual futuro queremos, dentro dessa pluralidade de soluções, e direcionar nossos investimentos. É preciso um plano diretor para entender quais tecnologias iremos priorizar e criar um ecossistema para impulsionar a transformação.”

Ele também ressaltou o uso do e-Delivery, caminhão elétrico lançado pela Volkswagen no Brasil para entregas urbanas. A empresa acredita que esse tipo de investimento já é viável no Brasil. “Nos demais segmentos, precisamos estudar alternativas. Temos investido em soluções que passam pela biomassa e pelo gás natural”, diz Siqueira.

No dia 16 de setembro, a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e a Volkswagen Caminhões & Ônibus divulgaram uma parceria na qual serão desenvolvidas baterias para veículos elétricos a partir do nióbio. A Volkswagen vai fabricar, desenvolver e criar a interface e os parâmetros dos veículos elétricos desse projeto.

“Essa aliança com a CBMM será mais um importante elo rumo à mobilidade do futuro. Nosso objetivo é criar uma solução de recarga ultrarrápida, pioneira na América Latina”, declara Roberto Cortes, CEO e presidente da Volkswagen Caminhões & Ônibus.

Ricardo Lima, vice-presidente da CBMM, explica que a tecnologia utilizada nas novas baterias foi resultado de uma parceria, de mais de 3 anos, de pesquisa e desenvolvimento, no Japão, com a empresa Toshiba.

“Pela primeira vez, estamos implementando esta solução, que, devido ao uso do óxido de Nióbio no ânodo da bateria, permitirá uma operação de carregamento ultrarrápido, em menos de 10 minutos, maior durabilidade, vida útil e segurança”, finaliza Lima.


financiamento-para-energia-solar-bv-2-1.jpg
0 visualização0 comentário

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page