A empresa planeja ampliar o portfólio de empreendimentos fotovoltaicos de 2,7 GW para 4,7 GW até o final de 2021
A Shell Energy Brasil, segmento da Shell que se dedica a soluções de energias e fontes renováveis, irá investir R$ 3 bilhões no país até 2025.
Guilherme Perdigão, diretor de novas energias da Shell Energy e Shell Brasil, aponta que o foco principal será desenvolver projetos solares. O plano é, até dezembro de 2021, ampliar o portfólio de empreendimentos solares dos 2,7 GW, que operam atualmente, para 4,7 GW.
“Na solar temos os projetos mais avançados, que estamos desenvolvendo desde o zero nos últimos quatro anos”, afirma Perdigão.
O parque fotovoltaico Aquarii, que foi desenvolvido com a metalúrgica Gerdau por uma joint venture, está incluso nesse escopo. O projeto, anunciado em julho, deve começar a fornecer energia a partir de 2024 para alimentar a produção de aço da empresa e comercialização no mercado livre.
A Shell Energy possui mais cinco projetos de energia solar no Brasil além desse no momento. Gabriela Oliveira, gerente de desenvolvimento de projetos de geração de energias renováveis, afirma que a Região Sudeste é onde há maior demanda de energia e os empreendimentos se concentram.
“O principal gargalo tem sido a conexão. Visamos com esse crescimento do portfólio uma maior diversificação e ter localizações que possibilitem escoar a geração”, diz a gerente.
Além de projetos fotovoltaicos, Perdigão comunica que o aporte também beneficia atividades de comercialização de energia e usinas térmicas a gás. O Brasil faz parte das quatro regiões prioritárias da Shell Energy, ao lado da Austrália, Europa Ocidental e Estados Unidos. Esse montante integra um total de US$ 3 bilhões que se destinam à estratégia global da Shell Energy.
“O Brasil é uma prioridade para a expansão da Shell Energy pela crescente demanda elétrica, abundante oferta de gás e perspectiva de abertura do mercado. Visamos o negócio integrado de energia renovável, com trading e comercialização de energia no mercado livre, incluindo a autoprodução”, anuncia Perdigão.
A Shell Energy Brasil garante a possibilidade de oferecer diversos produtos, de acordo com o perfil do consumidor, utilizando o mercado livre de energia com contratos de compra de energia de longo e curto prazo. A empresa não trabalha apenas com energia elétrica, mas também disponibiliza pacotes combinados de gás e eletricidade, GNL e formas de compensação ambiental para emissões de carbono.
A construção da usina Marlim Azul é o principal investimento tratando-se de térmicas. O projeto, que será finalizado até o fim de 2022, está localizado em Macaé (RJ) e é movido a gás natural do pré-sal, do qual a Shell participa da exploração.
コメント