Instituição será um dos dois centros deste tipo do País para a capacitação de professores e oferta de cursos profissionalizantes na área
O campus de Pesqueira, do Instituto Federal de Pernambuco, foi eleito Centro de Referência em Energia Solar Fotovoltaica, na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, após uma seleção do Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética (EnergiF), do Ministério da Educação.
O campus foi o primeiro colocado entre as propostas apresentadas por institutos federais de todo o Brasil e um dos dois centros deste tipo do País para a capacitação de professores e oferta de cursos profissionalizantes na área de energia solar fotovoltaica.
A conquista do Centro de Referência é vista como o maior avanço do instituto na área de energia solar fotovoltaica, desde que foi implantada a usina do campus, em 2015. Os projetos da usina solar e do laboratório de energias renováveis do IFPE-Pesqueira resultaram em convênios de pesquisa e desenvolvimento na área, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a EMPETUR (Arena de Pernambuco), além da aprovação de projetos em órgãos de financiamento (FACEPE e CNPq).
Ao todo, foram investidos R$ 200 mil e a previsão de implementação é até 2022. Além de ser tornar referência, um curso de pós-graduação lato sensu na área será criado e, desta forma, será ampliada a oferta de possibilidade de formação para os profissionais da região.
“Também vamos ter capacidade para fazer atividades de consultoria na área, por meio do Metys, grupo de trabalho formado pelos professores da área de engenharia elétrica, e uma empresa júnior também está em fase de planejamento”, comentou o professor Manoel Henrique Pedrosa Filho, coordenador do projeto.
Além dessas ações, há outros benefícios, na opinião de Alexandre Farias, coordenador do curso de engenharia elétrica do IFPE Pesqueira. Para ele, a região também vai se beneficiar uma vez que, além da expansão de possibilidades de ensino, pesquisa e extensão na área, o projeto permite ampliar as capacitações para a comunidade local. “O Centro de Referência permitirá realizar capacitações mais completas em energia solar para a comunidade e para os docentes do Norte e Nordeste”, afirmou.
O Diretor-Geral do IFPE-Pesqueira, professor Valdemir Mariano, considera a conquista do centro de referência como mais um avanço do instituto na área de energia solar fotovoltaica, desde que foi implantada a usina do campus, em 2015. O diretor também destaca a dedicação o professor Manoel Henrique, autor dos projetos da usina solar e do laboratório de energias renováveis do IFPE-Pesqueira, que resultou em “importantes convênios de pesquisa e desenvolvimento na área, como por exemplo, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e com a EMPETUR (Arena Pernambuco) e na aprovação de importantes projetos em órgãos de financiamento (FACEPE e CNPq)”, avalia Mariano.
A conquista do Centro de Referência em Energia Fotovoltaica eleva não só o campus Pesqueira, mas todo o IFPE, a uma posição de destaque na área. Essa é a avaliação do Reitor da instituição, professor José Carlos de Sá Júnior. Para ele, já há “a certeza de um futuro de enorme sucesso no tocante a construção e compartilhamento de conhecimentos, que muitas contribuições trarão ao desenvolvimento regional e ao processo de inclusão social e transformação de vidas que já são marcas permanentes do IFPE”, conclui Sá Junior.
Comments