top of page

Catanduva adota IPTU Verde e estimula energia solar na região

grupomotaservicos
Catanduva adota IPTU Verde e estimula energia solar na região

A partir de 2020, empresas e moradores que investirem em ações sustentáveis, como exemplo, geração fotovoltaica e reaproveitamento da água da chuva, terão incentivos fiscais

Moradores que investirem em ações sustentáveis na cidade de Catanduva, interior de São Paulo, vão ganhar descontos no IPTU que podem ultrapassar os 30%. O desconto valerá a partir do próximo ano. Consumidores de energia solar também estão incluídos no benefício.

Segundo a Prefeitura de Catanduva, o IPTU Verde prevê descontos que variam entre 2% e 36% no valor do imposto para contribuintes que colaboram com o meio ambiente. A medida também é uma forma de estimular práticas sustentáveis.

O secretário de Desenvolvimento Fábio Rinaldi destacou que entre as ações estão reuso da água da chuva, aquecimento solar da água, energia solar fotovoltaica e adoção de uma praça na cidade, entre outros.

Os interessados em conseguir o benefício precisam fazer o pedido na prefeitura e apresentar documentos que comprovem os sistemas de sustentabilidade. Segundo a prefeitura, Catanduva tem 65 mil imóveis e terrenos e a expectativa é de que mais de 50 mil pessoas sejam beneficiadas.

“Além do benefício financeiro pelo fato da economia dentro de casa, a lei é um estímulo que faz com que a pessoa perceba a questão ambiental”, afirmou a chefe de divisão de proteção ambiental Karen Morandin.

Em relação a projetos de energia fotovoltaica, o técnico em eletrotécnica Carlos Alberto Parolari destaca que houve um grande aumento na procura por placas solares no município. “É muito vantajoso, uma vez que o investimento gira em torno de R$ 12 mil e, em contrapartida, o retorno vem numa média entre 3 anos e 4 anos”, diz.

Outro morador de Catanduva que será beneficiado no próximo ano com o IPTU Verde será Luciano Pereira, que desenvolveu na sua empresa um recurso em que a água que sai da mangueira é captada durante a chuva para gerar energia. O reservatório com capacidade para 15 mil litros de água fica no jardim.

O empresário do ramo de desenvolvimento de software também instalou há três anos placas solares para economizar energia elétrica. Ele explicou que tem 60 computadores funcionando durante 8 horas por dia, sendo responsáveis pela maior parte do consumo de energia elétrica. “Gastava R$ 3 mil por mês, com eletricidades, mas desde que placas solares foram instaladas, há três anos, os custos com energia elétrica é zero”, disse. “O sistema de captação de água pluvial reduziu pela metade o consumo de água. Já, na conta de luz, a redução com gastos é de 100%.”


quanto-custa-a-energia-solar
0 visualização0 comentário

Comentarios


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page