top of page

Caucaia, no Ceará, terá instalação de usina solar

grupomotaservicos
Caucaia, no Ceará, terá instalação de usina solar

Licença do projeto será emitida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace)

O distrito de Sítios Novos, em Caucaia (CE), ganhará a primeira usina solar da região. O projeto já foi aprovado pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), em nome da empresa Lavras Geração de Energia Elétrica Ltda., após o estudo e o relatório de impacto ambiental realizado na área do empreendimento. A licença de instalação da usina será emitida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

A usina será construída numa área de 528 hectares dos 726 hectares da Fazenda Lavras. Para a captação da energia solar, serão instalados 619.710 módulos fotovoltaicos, que em plena operação terão uma potência nominal total de 196,04 megawatts e potência instalada total de 219,99 megawatts.

Na projeção da Semace, na fase de instalação, 300 empregos serão gerados. De acordo com o parecer do órgão, a usina de “baixo potencial poluidor-degradador” é também de “interesse público”.

No âmbito ambiental, a Semace impôs algumas exigências à empresa responsável pela instalação da usina, alegando que o descumprimento de qualquer das condições suspenderá a licença.

Entre requisitos impostos pela Semace, é que “não haverá nenhuma interação do projeto com as unidades de conservação, bem como em comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas”. A área onde será construída a usina é praticamente desabitada, com apenas 12 famílias vivendo próximo ao local.

A autarquia vai monitorar e mitigar os impactos ambientais previstos para a fase de instalação. O Ceará é o sétimo estado com maior potencial instalado do País. O avanço foi de 48,8%, passando de 27,84 MW, em janeiro, para 41,43 MW, em junho. No Estado, depois de Fortaleza com potencial instalado de 13,44 megawatts (MW), os maiores potenciais estão instalados em Aquiraz (3,71 MW), Iguatu (2,47 MW), Juazeiro do Norte (2,40 MW) e Limoeiro do Norte (1,89 MW). Ao todo, o Ceará conta atualmente com 2.587 unidades geradoras de energia fotovoltaica.

Esse boom na geração solar observado no Ceará reflete o bom desempenho do setor no Nordeste. Segundo um mapeamento realizado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), as usinas fotovoltaicas da região registraram o maior pico de produção no dia 25 de setembro, às 11h57min, gerando energia suficiente para suprir 10,3% de toda a demanda elétrica do Nordeste, com 1,13 GW. No Ceará, o pico histórico foi registrado no dia 9 de agosto (66,9 MW médio), e o segundo maior foi no dia 5 de outubro (66,7 MW).

Segundo a ABSOLAR, o principal fator para esse crescimento é o alto índice de irradiação solar do Nordeste, que representa um diferencial competitivo na atração de novos projetos de pequeno, médio e grande portes. As usinas solares fotovoltaicas do Brasil têm um fator de capacidade 54% maior do que a média mundial. Esse fator representa no Nordeste, 64% da capacidade instalada no País.


quanto-custa-a-energia-solar
0 visualização0 comentário

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page