As energias renováveis responderam por cerca de 61% da capacidade de geração de energia líquida adicionada em todo o mundo em 2017. A China investiu US$ 127 bilhões em energias renováveis no ano passado. Mais de dois terços do total foram destinados a 53 gigawatts de energia solar, capacidade suficiente para abastecer mais de 38 milhões de residências.
De acordo com informações da Agência Internacional de Energia – AIE, de 2012 até 2016, a instalação de painéis fotovoltaicos cresceu 125% na China, sendo que no ano de 2016, o país investiu mais nessa área do que a Europa, os EUA e o Japão juntos. Segundo o diretor da BNEF na Ásia-Pacífico, Justin Wu, a China aumentou sua capacidade instalada em cerca de 20GW além do previsto, alcançando um aumento na geração de energia fotovoltaica de 53GW em 2017.
A China pretende gerar 100 gigawatts de energia solar nos próximos dois anos, quantidade suficiente para iluminar mais de 30 milhões de residências. O objetivo principal dos chineses é continuar crescendo e ao mesmo tempo diminuir as emissões de gases poluentes. Atualmente existe 13% de energias renováveis no país, até 2030, a energia produzida por essas fontes deve atingir 20% do total!
O país é o maior investidor mundial de energia renovável, a expectativa é se tornar a próxima superpotência de energia limpa. Em comparação com os demais países, a China dominou a expansão global da capacidade de geração renovável durante o ano passado, somando 157 gigawatts em novas usinas ao redor do mundo, mais que o dobro do crescimento dos combustíveis fósseis, segundo um relatório feito com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).
O desenvolvimento de tecnologias para a obtenção de energia renovável, com destaque para a energia solar e eólica é altamente avançado no país. A China já é o líder mundial na fabricação de células fotovoltaicas, que são utilizadas para a obtenção de energia solar. O ritmo do crescimento de energia solar fotovoltaica na China é grande por conta das usinas de energia solar que são instaladas no seu território, formando uma grande área de instalação de painéis fotovoltaicos para a geração de energia.
Outro fator que influencia o crescimento da energia solar fotovoltaica no país é os subsídios governamentais e a queda da energia fotovoltaica, que atualmente começa a ser uma opção mais barata que outras fontes de energia, tanto a preços varejistas como comerciais. Fontes do governo chinês têm afirmado que a fotovoltaica apresentará preços mais competitivos que o carvão e o gás. Recentemente a China lançou uma nova ação para os projetos de energia solar: redução das tarifas para planos com uso de energia solar iniciados em 2018.
No Portal Solar você encontra todas as informações, novidades e curiosidades sobre energia solar fotovoltaica, placa solar e baterias de lítio. Para os interessados em usufruir desta fonte de energia renovável, entre em contato conosco para encontrar o fornecedor de energia solar fotovoltaica mais próximo de você!
Saiba mais sobre as vantagens da energia solar
Por que a energia solar é limpa?
Comments