Chinesa BYD e brasileira Alsol firmam parceria para ampliar projetos de armazenamento de energia no
- grupomotaservicos
- 14 de jan. de 2019
- 2 min de leitura
Acordo prevê utilização de sistema de armazenamento de 1,2 MVA em projeto de P&D da Cemig
A gigante chinesa BYD, maior fabricante de baterias de lítio e sistemas de armazenamento de energia do mundo, e a brasileira Alsol, especializada em geração distribuída à partir de fontes renováveis, acabam de firmar uma parceria para ampliar os projetos de armazenamento de energia no Brasil.
A formalização da parceria ocorreu no fim de dezembro do ano passado em Shenzhen, na China, e contou com as assinaturas do presidente da Alsol Energias Renováveis, Gustavo Malagoli, e do diretor global de novos negócios da BYD, Zifeng Zhang.
A intenção do acordo é incentivar o desenvolvimento da utilização de sistemas de armazenamento de forma distribuída no setor elétrico brasileiro. A parceria prevê a utilização de um sistema de armazenamento de 1,2 MVA produzido pela BYD no projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Trata-se da primeira minigeração conectada à rede no Brasil, que armazenará a energia solar e controlará o seu despacho nos períodos em que não há incidência de raios solares.
Toda a execução do projeto é de responsabilidade da Alsol Energias Renováveis, uma empresa acelerada pelo grupo Algar, em conjunto com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).
Atualmente, a Alsol possui mais de 513 projetos em funcionamento no País, sendo mais de 21 MWp de sistemas fotovoltaicos em operação e outros 5,3 MWp em instalação, além de 2,0 MW de biogás. Está presente em 12 estados brasileiros, gerando energia limpa e forma distribuída.
A presença da BYD no mercado brasileiro não é nenhuma novidade. A companhia chinesa entregou recentemente 15 ônibus elétricos para a prefeitura de São Paulo, por meio de uma encomenda da Transwolff Transportes Urbanos, operadora do transporte da capital paulista.
Os modelos entregues têm capacidade para transportar 29 pessoas sentadas e 51 em pé e foram montados pela BYD no Brasil, em seu complexo industrial em Campinas (SP). Os chassis contam com baterias de ferro-lítio, que garantem autonomia de 250 quilômetros aos ônibus.
A fábrica local da companhia chinesa, em funcionamento desde o primeiro semestre de 2017, tornou-se um polo de desenvolvimento tecnológico no País, com a oferta de soluções de transporte para várias cidades brasileiras. Globalmente, a BYD já vendeu 55 mil unidades de seus chassis elétricos.
Veja Mais: Energia Renovável | Franquia de energia solar | Geração distribuída | Empresas de Energia Solar | Energia Renovável | Financiamento para Energia Solar
Comments