top of page

Cidade de Bogotá, capital da Colômbia, conta com frota de 470 ônibus elétricos

grupomotaservicos
Cidade de Bogotá, capital da Colômbia, conta com frota de 470 ônibus elétricos

O projeto foi entregue pela BYD, que afirmou ser a maior frota de ônibus 100% elétricos no continente

Destinados à cidade de Bogotá, na Colômbia, 470 ônibus elétricos foram entregues pela BYD. Segundo a empresa, trata-se da maior frota de ônibus inteiramente elétricos no continente, o que provocará a expansão dos sistemas públicos eletrificados na região.

Os veículos foram produzidos pelas fábricas de ônibus BYD em Hangzhou e Nanjing, sendo posteriormente enviados ao porto de Buenaventura, situado em Bogotá.

A cerimônia de lançamento do primeiro lote, contendo 120 ônibus, foi realizada pela Autoridade de Transporte Público da Cidade de Bogotá (TransMilenio S.A) e pela Prefeitura de Bogotá. A linha atenderá cerca de 69.300 passageiros e iniciará suas operações em nove rotas de ônibus pela cidade.

As outras 350 unidades serão inseridas em 30 rotas ao longo do primeiro trimestre de 2021. Neste período, 302.000 passageiros poderão utilizar as linhas de ônibus com zero emissão.

De acordo com a BYD, os 120 primeiros ônibus compreendem modelos de 12 metros, capazes de transportar 80 passageiros, e modelos de 9 metros, capazes de transportar 50 pessoas.

Em uma única carga, a independência dos veículos excede 300 quilômetros, com tempo médio de 1,5 a 2,5 horas para a carga total de suas baterias. Com isso, há uma capacidade operacional de 260 quilômetros por dia.

“Queremos comprar mais ônibus elétricos, preferencialmente, que nos permitam retirar a velha frota a diesel e gasolina, e renová-la com ônibus elétricos limpos, prestando mais e melhores serviços aos cidadãos”, anunciou Claudia Nayibe, prefeita de Bogotá. Isso porque a frota de ônibus elétricos, quando comparados aos movidos a diesel, evitará a emissão de 2,5 toneladas de material particulado e 12.500 toneladas de dióxido de carbono por ano.

O gerente geral da TransMilenio S.A divulgou a relevância da frota e os planos de estações de recarga. “A estação de carregamento Fontibon é a primeira estação de carregamento de ônibus 100% elétrico em Bogotá. Outras três estações de recarga entrarão em funcionamento em outros bairros da cidade”.

“Bogotá vai operar um total de 483 ônibus 100% elétricos, dos quais 470 virão da BYD. Esta é a maior frota de ônibus 100% elétricos do país, destacando e consolidando a posição da Colômbia como modelo de proteção ambiental na América Latina”, acrescentou Felipe Ramírez Buitrago.

De acordo com Lucio Rubio Díaz, diretor geral da Enel Colômbia, a cidade de Bogotá está presenciando um momento memorável. “Estamos sempre comprometidos com a transição para a energia limpa e este projeto desempenha um papel importante. Ao construir estações de recarga ecológicas, contribuímos positivamente para o desenvolvimento sustentável de Bogotá, melhorando a qualidade do ar para os cidadãos, melhorando a qualidade de vida e oferecendo serviços de viagem mais confortáveis e com emissões zero”.

A diretora regional da BYD para a América Latina, Lara Zhang, ressalta o empenho das companhias envolvidas no projeto durante a pandemia. “Durante a pandemia, a BYD superou todas as dificuldades, concluiu a produção dos ônibus com qualidade e entregou no prazo”.

“A dedicação da BYD à inovação em tecnologia de emissão zero se encaixa perfeitamente com o compromisso da cidade de Bogotá e da TRANSMILENIO S.A com o desenvolvimento sustentável”, completou Lara.


financiamento-para-energia-solar-bv-2-1.jpg
0 visualização0 comentário

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page