Por meio desse processo, que usa gel que absorve água da atmosfera, produção de energia aumenta em 20%
Pesquisadores da Universidade Politécnica de Hong Kong descobriram uma maneira de os painéis solares “suarem”, o que permite com que eles passem por um arrefecimento e, com isso, produzam 20% a mais de energia solar. A ação só foi possível devido à aplicação de um gel que absorve a água da atmosfera, arrefecendo os painéis solares.
Este gel é uma mistura de nanotubos de carbono em polímeros com um cloreto de cálcio que atrai a água, absorve o vapor de água durante a noite, quando o ar é mais frio e a humidade é mais elevada. Quando a temperatura aumenta durante o dia, o gel liberta o vapor de água retido durante a noite, o que aumenta a eficiência do painel solar.
A pesquisa foi liderada pelo engenheiro ambiental, Peng Wang, e a sua equipe, que idealizaram uma forma de aprisionar o gel na parte de baixo do painel solar tradicional, para que durante o dia mantivessem o painel fresco. O resultado foi a queda de 10ºC da temperatura do painel solar, o que levou ao aumento de produção de eletricidade dos painéis solares em cerca de 15% e 19% (isto em testes livres).
Quanto à quantidade de gel necessária para ter esse efeito, vai depender da umidade ambiente. Por exemplo, num deserto, com 35% de umidade, um painel solar com 1 metro quadrado necessita de 1 kg de gel para ser arrefecido. Por outro lado, uma umidade de 80% já só precisa de 300 gramas de gel por metro quadrado de painel solar.
“O aumento de eficiência do painel solar é significativo, um aumento de 1% já era bom, considerando o mercado atual”, afirmou Jun Shou, acrescentando que “nem que seja meio por cento, é excelente para as energias renováveis”.
Apesar deste avanço, os cientistas estão preocupados com uma situação: o gel poderá ser dissolvido, caso o painel solar fique exposto à chuva, porque o cloreto de cálcio será dissolvido e afetará o rendimento de absorção da água. Mas os pesquisadores já estão desenvolvendo um gel de segunda geração que não se degrade, mesmo molhado.
Além dessa solução, os pesquisadores já estão procurando uma outra opção para reter e condensar novamente a água após a evaporação do gel e, potencialmente, usar a água coletada para limpar os painéis solares, bem como arrefecê-los.
留言