Valor das contas passa por um aumento devido ao acionamento da bandeira vermelha
O consumo racional da energia elétrica pode ser responsável por uma redução significativa no custo da conta de energia para o consumidor. Ana Christina Mascarenhas, gerente de eficiência energética da Neoenergia, aconselha os consumidores para uma transformação de hábito diante da utilização da energia em um cenário de bandeira vermelha.
“Os nossos clientes podem economizar energia com mudanças de hábitos ou investindo em aparelhos mais eficientes, lembrando que o investimento inicial se paga com a redução do valor da conta de luz”, ressalta.
As dicas se iniciam pela substituição das lâmpadas fluorescentes compactas pelas de LED, as quais contam com uma economia de até 80%. Em situações de troca de eletrodomésticos, dê prioridade aos que tenham a classificação de consumo de energia “A”, determinada pelo Inmetro, ou que sejam certificados pelo Procel.
Os consumidores, ao utilizarem chuveiro elétrico e ar-condicionado, precisam estar atentos à temperatura. A orientação para economizar no banho é passar menos tempo, desligar a torneira enquanto se ensaboa e colocar o chuveiro na posição “verão”, que consome uma quantidade de energia até 30% menor.
Essa dica também vale para o ar-condicionado: quanto maior a temperatura do termostato, menor será o consumo. Além disso, é recomendado que, quando não estiver usando o ar-condicionado, no inverno, por exemplo, o disjuntor seja desligado no quadro geral de energia, uma vez que o stand-by também consome energia.
A menor geração das hidrelétricas foi responsável pela decisão da Aneel de acionar a bandeira vermelha patamar 2, com objetivo de compensar os custos ligados ao acionamento das térmicas.
Veja também: Como economizar energia
Comments