Janelas completamente transparentes que geram energia solar têm sido uma meta para os pesquisadores há anos. Tentativas anteriores de desenvolver uma tecnologia de células fotovoltaicas transparentes tiveram um sucesso parcial. Onde a aparência da Janela era de como se tivesse um “insulfilm” bem escuro.
No entanto, uma equipe de pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan resolveu esse problema, revelando recentemente uma tecnologia única de célula solar fotovoltaica transparente, que gera energia elétrica a partir da luz do sol, quando colocado sobre uma superfície de uma janela ou um vidro qualquer.
Como Richard Lunt, professor assistente de engenharia química e ciência de materiais na MSU explica, o objetivo era criar uma técnica para concentrar a luz solar que permitisse que células fossem 100% transparente. “Ninguém quer sentar-se atrás de um vidro colorido”, disse Lunt, “Eles transformam o ambiente em uma discoteca! Tomamos uma abordagem onde transformamos a camada ativa luminescente em transparente “.
O potencial para este novo gerador de energia solar é imensa, pois cria a oportunidade para edifícios e cidades inteiras produzirem a sua própria energia fotovoltaica através de suas janelas. De acordo com um comunicado de imprensa MSU, o chamado Concentrador Solar Luminescente Transparente (TLSC), utiliza pequenas moléculas orgânicas desenvolvidas pela Lunt e sua equipe para absorver a parte da luz solar que não é visível ao olho humano.
A luz infravermelha é “guiada” para a borda do material onde ela é convertida em energia elétrica por meio de finas tiras de células solares fotovoltaicas. Como Lunt explica: “Podemos “sintonizar” esses materiais para captar apenas os raios ultravioleta e os comprimentos de onda infravermelhos próximos que, em seguida, ‘brilham’ em outro comprimento de onda no infravermelho.”
“Porque os materiais não absorvem ou emitem luz no espectro visível, eles parecem excepcionalmente transparente ao olho humano”, acrescenta.
O lado negativo desta tecnologia por enquanto é a eficiência esperada de cerca de 5% e 7%, considerada baixa em comparação com a tecnologia atual de Painel Solar. Em contrapartida, o fato de que o concentrador solar pode aproveitar vastas áreas de janela de fábricas, prédios e casas sem atrapalhar a luminosidade do local com certeza compensa a baixa eficiência.
Os pesquisadores MSU veem um futuro brilhante para a tecnologia da célula solar transparente não apenas em janelas e outras superfícies claras, mas também na alimentação de dispositivos portáteis, como telefones e outros “gadgets”. Na verdade, o TLSC está na vanguarda de uma nova forma de se aproveitar a Luz do Sol, produzindo energia solar em superfícies “… sem que você saiba que as células estão lá”, disse Lunt.
Comments